— registrado em: Integridade/Normal, Confidencialidade/Publica, Disponibilidade/Comum
Foto: Caio Nantes
21/3/2011
A solenidade de comemoração dos 42 anos de fundação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, realizada na manhã desta segunda-feira (21), em Brasília, foi marcada pela confiança na superação dos grandes desafios que se apresentam aos Correios no novo milênio.
Com a presença do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, a cerimônia relembrou as principais conquistas dos Correios realizadas desde a fundação da ECT, em 20 de março de 1969, como, por exemplo, a criação da Rede Postal Noturna na década de 70 e do SEDEX na década de 80; a implantação de caixas postais comunitárias na década de 90 e a presença em todos os municípios do Brasil, alcançada nos anos 2000.
O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destacou que a fundação da ECT, em 1969, representou um grande avanço para os serviços postais brasileiros, mas ressaltou que, 40 anos depois, existem novos desafios e citou a alteração do Estatuto da empresa, necessária para modernizar os Correios.
Paulo Bernardo negou qualquer possibilidade de privatização dos Correios. “A ECT é uma empresa importante para o Brasil. Esse governo, assim como o governo passado, jamais vai permitir uma coisa como essa”, afirmou. O Ministro ainda esclareceu “boatos” sobre a contratação de pessoas sem concurso público com a alteração do Estatuto. “A possibilidade é de contratar até 18 pessoas sem concurso para assessorar a Diretoria. Tem gente dizendo que isso vai comprometer o futuro da empresa. Não vai. Isso não tem o menor cabimento. É apenas a possibilidade de ter alguns especialistas nos momentos necessários”, explicou, ressaltando que os Correios têm milhares de trabalhadores eficientes.
Em seu discurso, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, afirmou ser uma honra comemorar os 42 anos da ECT ao lado dos trabalhadores e parabenizou todos por terem tornado a empresa um símbolo de credibilidade nacional. O presidente destacou que a ECT sempre teve papel fundamental para o Brasil, participando ativamente da integração social e nacional. “A ECT está em todos os municípios do País, levando alegria às pessoas, representada por cada um de vocês”.
Pinheiro lembrou que o aniversário da empresa é “momento de comemorar, mas também de refletir”. “Esta empresa tem desafios que precisamos enfrentar juntos”, explicou, citando também a mudança do Estatuto. “Quero junto com vocês trazer esta empresa para 2011 para que, em 2013, quando os serviços postais no Brasil completarem 350 anos, possamos ter a certeza, firme e decisiva, de ser a empresa de maior credibilidade junto aos brasileiros e brasileiras”, conclamou.
O presidente lembrou que a ECT tem a obrigação de manter a qualidade dos serviços, já que é detentora de monopólio postal. “Temos que prestar o serviço com extrema qualidade, pois é isso que a sociedade brasileira espera”, justificou. Pinheiro também destacou que os Correios têm condições para assumir uma fatia maior no mercado concorrencial — hoje detêm 35% do mercado de encomendas. “Estamos em todos os Estados, em todos os municípios. Podemos e devemos fazer isso e esta Diretoria chegou justamente para cumprir este papel. Para, ao lado de vocês, modernizar esta empresa, fortalecer a imagem da ECT, fazer com que tenha rumo definido e claro de crescimento, fortalecimento, integração nacional e que ajude com o objetivo tão nobre que a Presidenta Dilma Roussef colocou para seu governo: erradicar a miséria do nosso País”.
Ao final do discurso, o presidente conclamou os empregados a participarem da mudança: “Chamamos vocês para fazer a mudança na ECT, para que se fortaleça como empresa pública nacional e ninguém se atreva a dizer que uma empresa pública não deve ser respeitada; para que ninguém mais tenha a coragem de discutir se o monopólio postal deve ser quebrado e se os Correios devem ou não ser privatizados. Quero chamar, em nome da Diretoria e dos Correios, todos vocês para que juntos, trabalhando um ao lado do outro, possamos fazer desta empresa, mais e mais, um orgulho nacional”.
A solenidade ainda teve o lançamento de um selo personalizado e um carimbo comemorativo alusivos ao Dia Internacional da Mulher.
Empregados são homenageados
A solenidade contou ainda com a homenagem aos empregados por tempo de serviço na empresa e aos empregados Nota 10 Nacional. Foi com emoção que Márcio Sassaki (DR/SPM), eleito carteiro Nota 10 em 2010, recebeu o prêmio das mãos da presidente dos Correios. “Sinto muito orgulho do que eu faço e fiquei muito motivado com o reconhecimento da empresa”, disse. “Meu pai morreu recentemente e queria dedicar esse prêmio a ele, que sempre me incentivou e apoiou. Tenho certeza de que está orgulhoso”, contou. Sassaki resumiu em uma frase o que é, para ele, trabalhar nos Correios: “Ser carteiro é ser tudo: amigo, psicólogo, companheiro. É estar cercado de amigos e receber palavras amigas das pessoas da comunidade”.
Para José Carlos da Silva (DR/PE), OTT Nota 10, receber o prêmio foi “inusitado”. “A empresa tem um quadro de grandes profissionais”, justificou. O empregado fez questão de ressaltar o apoio que recebeu da equipe para receber o prêmio. “Nós temos um ambiente muito bom, de equipe, de superar os desafios do dia a dia. Sem os meus colegas eu não teria chegado até aqui”, disse.
Muito emocionada, Marisa Aparecida Miguel Xavier de Camargo (DR/SPI), Agente de Correios Nota 10 – Atividade Suporte, disse “estar realizada”. “Foi uma emoção muito grande, maravilhosa. Não tem preço, é lindo e gratificante”, afirmou. Marisa tem 27 anos de empresa, mas diz que todos os dias vai ao trabalho como se fosse “a primeira vez”. “Tem sempre um monte de desafios, mas sei que vamos superá-los com felicidade. Isso é o mais importante: fazer tudo com amor e respeito aos colegas e coordenadores”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
A Sociedade Civil MariaMaria parabeniza a ECT sob a Presidência de Wagner Pinheiro de Oliveira, quando este juntamente com toda a Diretoria presta homenagens aos colaboradores dessa gigantesca Empresa que é considerada orgulho da sociedade brasileira.
Com tantos desafios previstos, aproveitamos para desejar sucesso à ECT e a todos aqueles que dela fazem parte, com o anseio de que essa nova Diretoria venha fazer a diferença, proporcionando a prestação de serviços com qualidade ao mesmo tempo em que venha valorizar aqueles a quem é atribuída essa missão.
Para que se atinja o objetivo da Presidenta Dilma Rousseff, que é a erradicação da pobreza em nosso País, a Sociedade Civil MariaMaria sugere que o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS 2008) da ECT seja corrigido o mais rápido possível, a fim de que se promova a ascensão social dos mais necessitados, observando-se os limites da legislação em vigor. O retrocesso na carreira profissional dos empregados, devido à implantação do PCCS 2008, poderá atingir, sobremaneira, de forma negativa, o plano de governo da Presidenta Dilma Rousseff.
Uma Sociedade Civil comemora as vitórias da população e reconhece os benfeitores.
No entanto, em qualquer situação, é obrigação de uma Sociedade Civil se manter firme no propósito de estar junto àqueles que necessitam de um apoio maior.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
O evento ECT 42 anos contou com a participação do Coral da ECT "Livre em Canto", em sua abertura, com o Hino Nacional Brasileiro.
|
Coral da ECT "Livre em Canto" |
|
Ministro das Comunicações - Paulo Bernardo Silva
Presidente da ECT Wagner Pinheiro de Oliveira com a Diretoria da ECT e a presença do Ministro das Comunicações Paulo Bernardo Silva |
|
Presidente da ECT Wagner Pinheiro de Oliveira entrega Certificado de Reconhecimento de 35 anos prestados à ECT ao Diretor da Diretoria Regional de Brasília - José Luiz Martins Chinchila |
|
Representante da categoria "35 anos", Manoel Felix |
|
Mirian Yvone, Manoel Felix e Loide Vasconcelos |
|
Jander Florindo da Silva compartilha a alegria desse momento especial de homenagem aos 35 anos de serviços prestados aos Correios com a colega Suelma Braz de Barros |
Representante da categoria "30 anos", Lucimar Gomes Ferreira
|
Coordenadora do Programa Qualidade de Vida da SCMM MariaMaria - Ivone Antunes Morgado celebra os 30 anos de serviços prestados aos Correios em companhia da Presidenta da SCMM MariaMaria Suelma Braz de Barros
Representante da categoria "25 anos", Rui Barbosa
|
|
Diretor Regional de Brasília José Luiz Martins Chinchila e Pedro Moura |
|
Representante da categoria "15 anos", Sidnei Bissacot Coutinho |
|
Padrinhos e Madrinhas condecoram os afilhados com os bottons
Empregados "Nota Dez" com o Presidente da ECT Wagner Pinheiro de Oliveira
|
|
E, assim, encerra o evento ECT 42 anos em verdadeiro clima de descontração |