quinta-feira, 27 de outubro de 2011

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

A Presidenta da Sociedade Civil MariaMaria - em âmbito nacional, no uso das atribuições que lhe são
conferidas pelo Artigo 18, do Estatuto vigente, convoca todos os associados, que estejam em dia com as suas obrigações sociais, até a data de publicação deste edital, para Assembléia Geral Ordinária que será realizada no dia 09 de novembro do corrente ano, às 12h00, em primeira convocação ou às 12h30, em segunda convocação conforme Art.19, na Sede da SCMM MariaMaria, sito no SCN Qd. 01 Bl. E – Ed. Central Park, 19º andar, Salas 1901/1913, – Brasília-DF, para apreciar e deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA: 1–Alterações do Estatuto – Aprovação da Prestação de Contas; e 2 –Assuntos diversos.

Brasília-DF, 27 de outubro de 2011





Suelma Braz de Barros
Presidenta

domingo, 23 de outubro de 2011

SCMM MARIA,MARIA PARTICIPA DA 3ª CONFERÊNCIA DISTRITAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES DO DISTRITO FEDERAL

A abertura da 3ª. Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres contou com uma representação expressiva de mulheres vindas de todas as regiões do DF, dos mais variados matizes, movimentos sociais e de mulheres, entidades, organizações e autoridades.

A mesa de abertura foi composta pela anfitriã, Secretária de Estado da Mulher, Presidenta do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, Doutora Olgamir Amancia a Senhora Júnia Puglia, coordenadora de programas da ONU – Mulheres, a Senhora Lúcia Camine, representando a Ministra Iriny Lopes – Secretária de Políticas para as Mulheres a Senhora Liege Rocha – Representando a FeDIM - Federação Democrática Internacional de Mulheres e a União Brasileira de Mulheres, o Professor José Geraldo Júnior, reitor da Universidade de Brasília, a Deputada Federal Erika Kokay – PT/DF, Doutora Danielle Martins – Representando o Ministério Público do Distrito Federal, Delegada Mônica, da DEAM, representando Mailine Alvarenga – Diretora da Polícia Civil do Distrito Federal a Deputada Distrital Rejane Pitanga - PT/DF, Arlete Sampaio – Secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Governo do Distrito Federal, Josefina dos Santos – Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Distrito Federal, Ana Helena Paixão – Secretária-Adjunta de Comunicação do Governo do Distrito Federal.

Durante o ato político aconteceram seis homenagens em três momentos diferentes. No primeiro bloco foram homenageadas Jornalista Mara Régia di Perna e a Deputada Maria Laura Pinheiro. No segundo momento a homenagem foi para duas mulheres que tiveram suas vidas dedicadas a causas relevantes na busca de uma sociedade de igualdade, deixando um importante legado às mulheres do Distrito Federal, Adnair França dos Santos e Neide Castanha. Por elas, receberam a homenagem o senhor Jaime Sautschuk, marido de Adinair França dos Santos e a senhora Neuza Castanha, irmã de Neide Castanha.

No último bloco a homenagem foi para todas as mulheres vítimas da violência doméstica, simbolizadas por dois casos recentes de vítimas fatais, Suênia de Sousa Faria e Vanessa Souza Ribeiro dos Santos, recebida por Silene de Souza Faria e Aury Ferreira de Souza, respectivamente.

Ao final do Ato Político, as conferencista foram brindadas com um jantar.

Fonte: http://conferenciamulheresdf.blogspot.com/

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Local do evento: Museu Nacional Honestino Guimarães

 Foto: Roberto C. Barroso 
Cintia Farinha e Cláudia Farinha (Secretaria da Agricultura) Olgamir Amância Ferreira ( Secretária de Estado da Mulher GDF), Edileuza Laurentino (Vice-Presidenta da Associação dos Produtores Rurais), Suelma Braz de Barros (Presidenta da SCMM MariaMaria), Zilda Maria (Secretária da Mulher - PSB-DF), Lúcia (Associação dos Produtores Rurais), Valeska (Presidente da Mesa durante debate no dia 24/10) 
Cintia Farinha e Cláudia Farinha (Secretaria da Agricultura), Edileuza Laurentino (Vice-Presidenta da Associação dos Produtores Rurais), Suelma Braz de Barros (Presidenta da SCMM MariaMaria), Zilda Maria (Secretária da Mulher - PSB-DF), Lúcia (Associação dos Produtores Rurais), Valeska (Presidente da Mesa durante debate no dia 24/10)


                                        Foto: Roberto C. Barroso

Tononé Wrwray (Tribo Kariri Xocó), Suelma Braz de Barros, Zilda Maria, Deputada Federal Érika Kokay, Edileuza Laurentino, Cintia Farinha e Claudia Farinha

Indígenas marcam presença no evento em conquista dos direitos da mulheres indígenas

Edileuza Laurentino e Lúcia, ambas da Associação dos Produtores Rurais com Povo Indígena
A 3ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres do Distrito Federal, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher do GDF dirigida pela Exma. Secretária de Estado Olgamir Amância Ferreira teve seu destaque em excelência na organização e condução democrática dos temas debatidos, uma vez que contou com a presença da diversidade e o respeito às diferenças é o foco nas políticas para as Mulheres.

Foram dois dias de atividades intensas com debates, trabalhos em grupo e ao final do dia 23/10 foram eleitas as delegadas para estarem atuando na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres,. Os temas debatidos foram divididos em 10 (dez) grupos que apresentaram ações de melhorias para as mulheres e, consequentemente, para a família e sociedade.

A SCMM MariaMaria estará se organizando juntamente com a Associação dos Produtores Rurais e Promotores da Vida para participarem ativamente na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, agendada para o período de 12 a 15 de dezembro de 2011.

Notícias:

http://www.deuslovult.org/2011/10/24/forcas-conservadoras-estao-ganhando-trela-faca-a-sua-parte-para-que-elas-ganhem-ainda-mais /

http://www.votocatolico.com.br/2011/10/forcas-conservadoras-estao-ganhando.html

http://www.votocatolico.com.br/2011/10/os-direitos-da-mulher-e-os-interesses.html


Sociedade Civil MariaMaria

domingo, 9 de outubro de 2011

SCMM MARIA,MARIA PARTICIPA DA CONFERÊNCIA DISTRITAL DA CIDADES - EXTRAORDINÁRIA




No dia 08/10/2011 aconteceu a Conferência Distrital das Cidades - Extraordinária, no Guará, tendo como Presidente da Mesa o Subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação - Chico Floresta. A SCMM MariaMaria em parceria com a Associação de Moradores do Projeto Lúcio Costa se fez presente pela Presidenta Suelma Braz de Barros e a Diretora de Projetos - Ivone Antunes Morgado. A Associação de Moradores do Setor Lúcio Costa esteve representada pela líder comunitária Joana de Jesus Oliveira que aproveitou o momento para apresentar algumas das necessidades do Setor Habitacional Lúcio Costa, a saber:

- transformação do Posto de Saúde em Centro de Saúde;
- construção de paradas de ônibus com cobertura;
- pavimentação de calçadas;
- ações sócio-educativas para melhor utilização de contêineres e coleta seletiva de lixo;
- construção de um centro de educação infantil uma vez que já existe área para essa destinação;
- alteração da designação de Quadras Econômicas Lúcio Costa para Setor Habitacional Lúcio Costa;
- passarela aérea;
- preservação do parque ecológico;  
- instalação da feira de artesanato conforme aprovado no mapa do projeto Lúcio Costa.





Verificando o mapa da poligonal do Guará constatou-se que esta contempla Guará I, Guará II, Quadras Econômicas Lúcio Costa, Vicente Pires, Jockey Club, Setor de Chácaras Lúcio Costa (em avaliação para incluir, uma vez que se encontra na poligonal SIA), etc. No debate, os presentes pediram a delimitação da poligonal do Guará e que esta seja divulgada para que os moradores percebam os limites da área de jurisdição do Guará.    

Considerando a extensão da poligonal do Guará e suas necessidades, houve a discussão em grupo para definição de prioridades de cada setor e na plenária houve a votação para os temas que já deverão prosseguir para sua execução, uma vez que houve um limite de proposições, a fim de que estas sejam executadas.

"Para representar a população nas etapas seguintes, serão escolhidos delegados nas conferências locais. A escolha dos delegados respeitará a proporcionalidade definida pelo Ministério das Cidades, conforme disposto no Art. 17 da Resolução nº 10/2009, que aprovou o Regimento da 4ª Conferência Nacional." Para a eleição dos Delegados, foi estabelecido um nº de vagas conforme o segmento: Poder Público, Movimentos Populares, Entidades Sindicais, Empresariado, Entidades Profissionais, ONGs. 

Os Delegados do segmento ONG ficaram da seguinte forma: Adriandesson Sousa Castelo - Presidente da Brasil Jovem ONG, Eliane Pereira - Projeto Candango, Léa Reis - Cidadania para Todos e Suelma Braz de Barros - Presidenta da SCMM MariaMaria.

Eliane Pereira, Adriandesson Sousa Castelo, Suelma Braz de Barros e Léa Reis
 A divulgação do evento com detalhes sobre as discussões e as deliberações será disponibilizada no site www.sedhab.df.gov.br

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 



CONFERÊNCIA DAS CIDADES — Luos e definição das poligonais foram os principais pontos do debate

(10/10/2011 - 16:26)

Neste sábado (08/10), os moradores das cidades da Estrutural, Riacho Fundo I, Núcleo Bandeirante, Guará e Águas Claras participaram das etapas locais da Conferência Distrital das Cidades Extraordinária¬ — coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação — Sedhab. As reuniões acontecem em todas as Regiões Administrativas, confira cronograma no link da Conferência. A ideia é debater com a população assuntos pertinentes ao planejamento urbano.

Os principais assuntos abordados neste final de semana foram a Lei de Uso e Ocupação do Solo— LUOS e a definição das poligonais das Regiões Administrativas. A partir do debate com os moradores de cada cidade, o governo terá subsídios para formular políticas públicas que visam atender o interesse coletivo. A exemplo do diálogo em torno da LUOS. A lei regulamentará o uso do solo no DF, substituindo os Planos Diretores Locais, determinando, por exemplo, os locais onde poderão ser construídas as escolas, igrejas e comércio local.

Já a definição dos limites das poligonais facilitará a administração do DF, uma vez que tornará possível a realização de estudos precisos para levantar as características da população de cada localidade. Atualmente, das 30 regiões administrativas, 11 não possuem poligonal aprovada em lei.

A participação de todos no debate foi motivada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela. “Nós somos gestores e, por isso, olhamos o DF como um todo. Cabe a vocês nos dizerem o que é o melhor para a sua cidade”. Pontuou o secretário.

Conferências Locais

Serão realizadas 33 conferências locais: uma em cada cidade do Distrito Federal. Por suas características socioeconômicas serão realizadas duas conferências em Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. Antes das conferências locais, as Administrações Regionais poderão realizar reuniões preparatórias, tantas quantas julgarem necessárias.

Para representar a população nas etapas seguintes, serão escolhidos delegados nas conferências locais. A escolha dos delegados respeitará a proporcionalidade definida pelo Ministério das Cidades, conforme disposto no Art. 17 da Resolução nº 10/2009, que aprovou o Regimento da 4ª Conferência Nacional.

Após as etapas nas cidades, serão realizados sete fóruns: um em cada Unidade de Planejamento Territorial (UPT). Sendo concluída com a Conferência Distrital das Cidades Extraordinária, prevista para dezembro.

Como resultado da conferência espera-se encontrar soluções legitimadas pela contribuição da população para os problemas que dificultam a implementação de diversas políticas públicas governamentais que afetam a vida de nossa cidade, o que garante maior responsabilidade social na implantação das ações governamentais que beneficiarão a população elaboradas e implementadas em conjunto.

Assessoria de Comunicação Sedhab

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

DONAS DE CASA CONQUISTAM O DIREITO AOS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL!!!

DONAS DE CASA: Público potencial para alíquota reduzida é de 6 milhões



Garibaldi Filho celebra Lei 12.470/2011 em Trindade/GO

04/10/2011 - 16:45:00

De Trindade (GO) - O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, celebrou a sanção da Lei nº 12.470/2011 em ato na cidade de Trindade (GO), destacando o alcance social da medida que poderá beneficiar até seis milhões de mulheres, entre 18 e 59 anos, de acordo com Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD/ 2009).

“É uma luta que vem se desenvolvendo no Congresso Nacional desde 2001. A presidenta Dilma Rousseff faz justiça às donas de casa que realizam um trabalho importantíssimo e que precisava ser reconhecido pela sociedade. Agora, essas donas de casa de baixa renda poderão ter direito aos benefícios da Previdência Social”, afirmou o ministro.

A Lei 12.470 fixou em 5% sobre o salário mínimo (R$ 27,25) a alíquota para contribuição previdenciária das donas de casa de famílias de baixa renda. Para se inscrever, basta ligar para o telefone 135. É preciso que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e tenha renda familiar de até 2 salários mínimos (hoje, R$ 1.090,00).

A medida, segundo o ministro Garibaldi Filho, irá incentivar a formalização destas trabalhadoras. Com isso, elas terão direito à proteção da Previdência Social, garantindo aposentadoria por idade (aos 60 anos), salário-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A família passa a ter direito à pensão por morte e auxílio-reclusão.

A deputada federal Flávia Morais (PDT-GO) disse que a redução da alíquota para donas de casa de baixa renda dá mais seguranças às mulheres que trabalham em casa. Ela lembrou que até agora as donas de casa de família de baixa renda ficavam desprotegidas quando adoeciam ou tinham um bebê. “Este ato sinaliza a sanção de grande reconhecimento do direito em nosso país”, afirmou a parlamentar.

O ministro Garibaldi Filho entregou à dona de casa Divina Costa Silva, formalizada esta semana, um carnê para pagamento da Guia da Previdência Social (GPS). De posse da GPS, a dona de casa de baixa renda deve pagar sua contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até o dia 15 de cada mês ou no primeiro dia útil seguinte quando a data cai em sábado, domingo ou feriado.

A diretora da Associação das Donas de Casa de Trindade, Maria das Graças Santos, lembrou que a inclusão das donas de casa no plano simplificado em 2005 foi uma conquista das mulheres que, agora, se amplia com a redução da alíquota para 5% sobre o salário mínimo. “Em 2005, tivemos um avanço com a alíquota de 11% e, agora, temos outro avanço que irá contribuir mais ainda para as donas de casa”, comemorou.

Antes do ato na Agência da Previdência Social em Trindade, o ministro Garibaldi Filho assistiu à missa celebrada pelo Padre Robson de Oliveira, no Santuário do Pai Eterno em Trindade. Na celebração, Garibaldi Filho apresentou aos fiéis as vantagens da formalização das donas de casa de família de baixa renda.

Informações para a Imprensa

(61) 2021-5109
Ascom/MPS

Informações para o Cidadão
Ligue 135

Fonte: http://www.mpas.gov.br/vejaNoticia.php?id=44073#destaque

sábado, 1 de outubro de 2011

SCMM MARIA,MARIA FIRMA PARCERIA COM COMUNIDADE SANTOS INOCENTES MÁRTIRES E PROMOTORES DA VIDA

A SCMM MariaMaria, juntamente com os jovens Promotores da Vida, visitaram a Comunidade Santos Inocentes Mártires e ali, firmaram a parceria, cada qual com sua capacidade de atuação, para juntos lutarem em favor da vida.  

Endereço: QR 425 conjunto 05 casa 15 - Samambaia Norte/Distrito Federal - Brasil
CEP: 72327-005 - Telefone: (+5561) 3359-2867
E-mail: reginainocentes@hotmail.com

Nossa inspiração e força

Vem da Sagrada Escritura, da fala de Jesus que diz: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância." (Jo 10, 10). Nossa espiritualidade é a profunda experiência com o amor de Deus, que nos motiva a amar o dom da vida de cada ser humano e nos ajuda a resgatar o próximo da morte.



No dia 8 de outubro, a Igreja no Brasil comemora o dia do nascituro. Uma comunidade de missionários da periferia de Brasília trabalha dia e noite para que muitas dessas crianças possam celebrar com vida essa data. A Associação Santos Inocentes nasceu há sete anos na cidade de Samambaia, cerca de 30 km do centro da capital federal.

O objetivo da organização é resgatar crianças em risco de serem abortadas. “O que nos diferencia é a realidade dos fatos. Vamos de casa em casa, sentamos na cama da mulher que quer abortar e falamos sobre o valor da vida e sobre o aborto”, afirma Tânia Regina Nunes, uma das fundadoras do trabalho. Outras nove pessoas, entre jovens, casados e viúvos, participam da associação como missionários. Além deles, alguns colaboradores ajudam o trabalho financeiramente e com doações.

Para defender os nascituros, os Santos Inocentes desenvolvem uma série de atividades. A principal delas é o chamado resgate: o convencimento de uma mulher que está considerando a idéia do aborto. Os missionários vão até mães que estão pensando em abortar, a partir de telefonemas anônimos de diferentes partes do Distrito Federal, em geral, regiões carentes.

A Casa de Missão dos Santos Inocentes é um lugar de acolhida para mulheres carentes que desistem de abortar e que não têm lugar para ficar, bem como para crianças resgatadas do aborto e vítimas de abandono. As crianças são acolhidas em regime de creche até os três anos de idade. Dessa forma, a casa oferece condições para que a mãe não aborte e possa trabalhar enquanto o filho está em um local seguro.

A casa tem vagas para 39 crianças e acollhe, atualmente, 28 crianças.

No entanto, a Casa de Missão, inaugurada em setembro de 2010, ainda não foi completamente adquirida. Ela está financiada e pagamos a primeira prestação mensal de R$ 1.050,00 em dezembro de 2010. O custo total do imóvel é de R$ 80 mil.

Essa bela obra só é possível porque a Providência Divina toca os corações humanos, que, generosamente, fazem doações financeiras, de utensílios domésticos, trabalho braçal, alimentos, enxovais, roupas e outros elementos necessários para uma casa cheia de vida.

Colabore com esta obra!

http://www.santosinocentes.org.br/pt/restage-de-vidas