terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

 











LANÇAMENTO DO PROGRAMA ESCOLHAS CICLO 2012

“CONSTRUIR JUNTOS: NOVO OLHAR, NOSSO AGIR”

Como forma de criar oportunidade de desenvolvimento e capacidade de aprimorar a temática em torno do processo de escolhas conscientes, bem como reconhecer e valorizar as mulheres ecetistas, a Diretoria Regional de Brasília, por meio do Programa Escolhas, promoverá a atividade “Construir juntos: novo olhar, nosso agir” no dia 08 de março de 2012, das 8h às 12h, no auditório da UNICORREIOS.

Participe desta ação que contará com café da manhã, palestra, circuito “Viva com mais Saúde”, apresentação cultural, sorteios, homenagem às mulheres, surpresas... e muito mais!!!

AS 50 PRIMEIRAS MULHERES QUE CHEGAREM NO INÍCIO DA ABERTURA, RECEBERÃO A LEMBRANÇA DA ORGANIZAÇÃO MARIA,MARIA PELA COMEMORAÇÃO DOS SEUS 10 ANOS.

SEMINÁRIO “CONSTRUIR JUNTOS: NOVO OLHAR, NOSSO AGIR”




domingo, 26 de fevereiro de 2012

CONTINUIDADE DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA PARA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DA SCMM MARIA,MARIA

A Presidenta da Sociedade Civil MariaMaria - em âmbito nacional, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Artigo 18, do Estatuto vigente, convoca todos os associados, que estejam em dia com as suas obrigações sociais, até a data de publicação deste edital, para dar continuidade à Assembléia Geral Ordinária iniciada em 09/11/2011, que acontecerá no dia 03/03/2012 às14h00, em primeira convocação ou às 14h30, em segunda convocação conforme Art.19, na Sede da SCMM MariaMaria, no SCN Qd. 01 Bl. E – Ed. Central Park, 19º andar, Salas 1901/1913, – Brasília-DF, para apreciar e deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA: 1– CONTINUAÇÃO DA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO.


Brasília-DF, 26 de fevereiro de 2012.


Suelma Braz de Barros
Presidenta

domingo, 12 de fevereiro de 2012

NOVA MINISTRA DA SECRETARIA DAS MULHERES ATUARÁ DE ACORDO COM O GOVERNO, DIZ DILMA




Lilian Venturini, do estadão.com.br


Com discursos repletos de menções à ditadura, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, tomou posse na manhã desta sexta-feira, 10. A socióloga e ex-companheira de cárcere da presidente Dilma Rousseff substitui Iriny Lopes e, nas palavras da presidente, vai trabalhar de acordo com a política do governo.

Durante a semana, declarações da nova ministra favoráveis à legalização do aborto causaram desconforto a parlamentares da bancada evangélica, que chegou a pedir a saída de Eleonora. 'Ela é uma feminista que respeitará seus ideias, mas que atuará segundo as diretrizes do governo', afirmou Dilma na cerimônia de posse.

Ainda durante seu discurso, a presidente reforçou que a nova ministra não fará distinções 'políticas, religiosas ou de qualquer outra ordem'. 'Tenho certeza de que a Eleonora é capaz de assegurar, dentro da diversidade do nosso País, que todas as situações sejam preservadas.'

Sem abordar temas polêmicos, a nova ministra usou seu discurso para falar das prioridades de sua gestão e do seu passado de luta contra a ditadura, período em que se aproximou da presidente Dilma. 'Nos engajamos contra a ditadura, fomos presas, torturadas. Vivemos na mesma cela. Aprendemos a nunca nos omitir diante de uma situação, por mais difícil que venha a ser', disse.

De saída, a ex-ministra Iriny Lopes reassumirá o mandato de deputada na Câmara antes de se dedicar à campanha eleitoral pela Prefeitura de Vitória (ES).

Abaixo, os principais momentos da cerimônia de posse:

12h35 - A presidente fez longa fala com promessas de garantir igualdade para mulheres no ambiente de trabalho. Desejou sorte à ex-ministra Iriny e sorte à nova ministra Eleonora. 'Seja bem-vinda, companheira.' O discurso de Dilma encerrou a cerimônia.

12h25 - Dilma: 'Escolhi Eleonora pelo conjunto da obra. Ela agora se afasta por um tempo da Academia para se dedicar às ações que permitem com que nós transformemos os nossos ideiais de igualdade e justiça social em políticas concretas. Ela vem, sem sobra de dúvidas, engrandecer o meu governo. Tenho certeza de que a Eleonora é capaz de assegurar, dentro da diversidade do nosso País, que todas as situações sejam preservadas. [De que trabalhará] Sem distinções políticas, religiosas ou de qualquer outra ordem.' 'Eleonora é uma feminista que respeitará seus ideias, mas que atuará segundo as diretrizes do governo. Eleonora vem para integrar o governo mais feminino da história do nosso País. E para surpresa de vocês, digo que é governo feminino não apenas por ter uma mulhjer na presidência e dez no ministério. MAs pq homens e mulheres reconhecem a importância da mulher na sociedade. Porque todos respeitam e defendem igualdade de gênero.'

12h20 - No início de seu discurso, Dilma também comentou o julgamento da aplicação da Lei Maria da Penha, nessa quinta-feira no Supremo Tribunal Federal. 'Com essa lei, portanto, estamos construindo o futuro da sociedade brasileira.' A presidente desejou sorge à ministra Iriny Lopes, que deixa o cargo em razão das eleições e reassume o mandato de deputada na Câmara.

12h16 - Dilma fez agradecimento especial à senadora Marta Suplicy (PT-SP) por sua participação 'inequívoca' nos projetos voltados aos direitos da mulher.

12h12 - A presidente Dilma Rousseff começa a discursar.

12h09 - Dedicou a parte final do discurso a pessoas que morreram durante a ditadura, momento em que foi aplaudida de pé pelos presentes na cerimônia. 'Todas as minhas energias, responsabilidade e vontade estarão dedicadas para que nosso governo responda ao compromisso que a senhora assumiu com todas as mulheres', concluiu Eleonora.

12h06 - Eleonora Menicucci: 'Quero reafimar a importância desse ministério e do trabalho das ministras que me antecederam. O desafio do ministério, no conjunto do governo, é de buscar mudanças relativas à remuneração, à saúde, à partilha de responsabilidades profissionais e busca de paridade nos processos de decisão.'
12h - Eleonora Menicucci: 'A vitória ontem no STF [sobre a Lei Maria da Penha] representa marco histórico na vida das mulheres brasileiras. Porém, falta muito a ser feito para garantir a prática da lei em sua plenitude. Para atuar na prevenção da violência contra as mulheres é preciso parceria com educação, saúde, comunicação, entre tantas.'

11h55 - A nova ministra chamou atenção para seu currículo acadêmico, o que, segundo ela, a credencia para assumir o cargo. 'Tenha certeza [presidente] de que meu currículo acadêmico, me credencia e me dá suporte para desempenhar esse cargo. Além disso, adquiri experiência na gestão pública. Na condição de ministra investirei na força empreendedora das mulheres brasileiras para avançar somando às conquistas já alcançadas na esfera do trabalho, com atenção às trabalhadoras domésticas, desprotegidas pela legislação vigente.'

11h50 - Eleonora Menicucci: 'O convite que a senhora me fez me honra e me estimula a enfrentar um dos maiores desafios pessoais e pessoais com os quais me deparei. Responderei com toda minha lealdade. Nossas trajetórias, presidente, de mulheres mineiras quando éramos muito jovens. Nos engajamos contra a ditadura, fomos presas, torturadas. Vivemos na mesma cela. Aprendemos a nunca nos omitir diante de uma situação, por mais difícil que venha a ser.'

11h44 - Iriny defende igualdade salarial entre homens e mulheres e mencionou os projetos realizados em parceria com os demais ministérios. Após concluir a fala, a presidente Dilma Rousseff assinou o termo de posse da nova ministra, Eleonora Menicucci, próxima a falar.

11h35 - Iriny destacou a Lei Maria da Penha e o julgamento do Supremo Tribunal Federal, que nessa quinta-feira, 9, determinou que abertura de ação criminal contra o responsável pela lesão corporal mesmo sem a vítima formalizar a denúncia.

11h27 - Iriny Lopes agradece à presidente por ter tido a oportunidade de trabalhar em seu governo e elogia a escolha de sua substituta, Eleonora Eleonora Menicucci. Iriny destacou a participação das mulheres na aplicação dos projetos da secretaria nas cidades e municípios. 'O desafio é muito grande e são vocês que executam o que pensamos aqui. Quero fazer agradecimento ao Congresso e à valoroza bancada feminina. Pequenininha, barulhenta, eficaz e guerreira.'

11h19 - Começa a cerimônia de transmissão de cargo. A atual ministra Iriny Lopes abre o evento. A presidente Dilma Rousseff está presente.

Fonte: http://www.momentoverdadeiro.com/2012/02/nova-ministra-da-secretaria-de.html

domingo, 5 de fevereiro de 2012

SCMM MARIA,MARIA PARTICIPA DA 1ª CONFERÊNCIA SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

A SCMM MariaMaria dando continuidade às suas ações em favor da sociedade, participa da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social promovida pela Controladoria Geral da União.
Nessa primeira etapa, a SCMM MariaMaria estabeleceu-se, por meio de eleição, como DELEGADA para a Conferência Distrital, junto a 37 Delegados.

Confira a lista de Delegados eleitos no link:  http://www.stc.df.gov.br/Consocial/notícias.aspx



A 1ª CONSOCIAL

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ªConsocial é uma realização da Controladoria-Geral da União - CGU. Convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010, a 1ª Consocial terá etapas preparatórias a realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, o que deve mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.
A 1ª Consocial tem como tema central: "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública" e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.
Além das etapas preparatórias estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os quatro eixos temáticosda Conferência participando e realizando conferências livres e virtuais além de programas e atividades especiais como: concursos culturais, debates acadêmicos e seminários, encaminhando propostas à coordenação-executiva nacional, via portal da 1ª Consocial, para serem direcionadas aos estados e à etapa nacional conforme o âmbito indicado.
Todas as etapas preparatórias, assim como a nacional, são regulamentadas por um regimento interno, aprovado pela Comissão Organizadora Nacional - CON, composta por representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas, que prevê o número de delegados para cada etapa, os eixos temáticos que nortearão os debates e demais normas obrigatórias para a validação das conferências. Há também o Texto-Base da Consocial que, em caráter propositivo, também norteará os debates.
Com a realização da 1ª Consocial, as propostas/diretrizes resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.


Apresentação dos 38 (trinta e oito) Delegados à Conferência Distrital agendada para 09 de 10 de março de 2012. 


Para saber mais, os interessados poderão ler o texto-base acessando o link:
http://www.consocial.cgu.gov.br/texto-base/

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

A 1ª Conferência Distrital sobre Transparência e Controle Social- CONSOCIAL DISTRITAL será realizada nos dias 09 e 10 de março de 2012, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.
Como parte da CONSOCIAL DISTRITAL, serão realizadas 13 etapas preparatórias, denominadas CONFERÊNCIAS REGIONAIS que acontecerão em diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal nos dias 28 de janeiro, 04 e 11 de fevereiro. Nessa ocasião serão eleitos os delegados e formuladas as propostas para a Conferência Distrital.
As discussões sobre o tema "A so­ciedade no acompanhamento e controle da gestão pública" serão organizadas em 4 Eixos Temáticos:
Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos.
Eixo II - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública.
Eixo III - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle.
Eixo IV - Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Faça sua inscrição escolhendo a CONFERÊNCIA REGIONAL clique aqui e o EIXO TEMÁTICO de sua preferência. Para maiores informações sobre os Eixos Temáticos consulte o TEXTO BASE clique aqui.
Para aqueles que não tiverem condições de realizar sua inscrição pela internet, foram reservadas algumas vagas para inscrição no dia da Conferência, durante o credenciamento, até as 9 horas.
Qualquer cidadão pode participar com idéias, e, se desejar, poderá se candidatar a delegado para defender, na 1ª Conferência Distrital, as propostas escolhidas na etapa regional. As inscrições para delegado serão realizadas durante as CONFERÊNCIAS REGIONAIS.
Neste site você ficará sabendo de tudo que acontece na CONSOCIAL DISTRITAL, terá acesso aos documentos oficiais do evento, programação, objetivos da Conferência além de fazer sua inscrição pela internet.