Encontros são preparatórios para a 4ª Conferência Distrital
Recanto das Emas (12/9), Sobradinho (26/9), Taguatinga (31/10) e Plano Piloto (14/11) sediarão as quatro conferências regionais preparatórias da 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, programada para os dias 5 e 6 de dezembro com o tema "Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres".
As datas foram definidas durante a 47ª reunião ordinária do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), ocorrida na última sexta-feira (31).
Os locais das conferências regionais foram definidos após uma parceria com a Secretaria de Educação. Serão eles: Centro Educacional 804, no Recanto das Emas; Centro de Ensino Médio 01, em Sobradinho; Centro de Ensino Médio EIT, em Taguatinga; e Escola Parque 308 Sul, no Plano Piloto. Também ficou definido que a conferência distrital será realizada em dois dias, sábado e domingo.
A secretária-adjunta de Políticas para a Igualdade Racial da Semidh, Vera Lúcia Santana Araújo, explica que todas as mulheres podem exercer o poder de participar ao partilhar conhecimentos, competências e informações: "As conferências propõem-se a discutir as estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação das mulheres nas diversas esferas institucionais".
"Nossa proposta é que as mulheres participantes da 4ª Conferência Distrital definam as estratégias para recobrir o Distrito Federal com a ampliação e o aprofundamento de políticas para as mulheres, propiciando condições de autonomia e de qualidade de vida às mulheres por meio das políticas públicas", enfatiza a secretária-adjunta.
A coordenação da conferência distrital está a cargo da Semidh e do CDM-DF. Já o encontro nacional – 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres –, programado para ser realizado entre 15 e 18 de março de 2016, está sob responsabilidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).
Ascom Semidh
3403-4915/4941
4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres
A 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres traz para a discussão ampla e democrática o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”, proposto pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. O efetivo e pleno exercício da cidadania das mulheres brasileiras requer a sua presença igualitária nos espaços de tomada de decisão. Também é fundamental a participação das mulheres na elaboração, formulação e execução de políticas públicas, a fim de se garantir sempre a transversalidade e a intersetorialidade da perspectiva de gênero.
Apenas assim as políticas públicas serão construídas de forma adequada, respondendo às demandas das mulheres, que compõem a maior parte da população do Distrito Federal e do Brasil. Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e, portanto, uma sociedade mais justa e igualitária, as participantes irão debater a inserção das mulheres nos espaços de poder e decisão, além de estratégias para ampliar e consolidar essa participação na esfera pública.
Antes do encontro final, acontecerão as conferências regionais, em quatro Regiões Administrativas. A primeira conferência regional será no dia 12 de setembro, das 8 às 13 horas, no Centro Educacional 804 do Recanto das Emas. Em Sobradinho, no dia 26, o encontro será no Centro de Ensino Médio 01 da cidade; Em 31 de outubro, Taguatinga recebe o terceiro encontro, no Centro de Ensino Médio EIT; a última conferência regional será em 14 de novembro, na Escola Parque 308 Sul, no Plano Piloto.
|
Suelma Braz de Barros e Ivone Antunes Morgado - Presidenta e Vice-Presidenta, respectivamente, da Sociedade Civil MariaMaria - Organização das Profissionais da ECT |
A Presidenta da SCMM MariaMaria ,em sua fala no evento, enfatizou a importância das conferências e que esse espaço conquistado é de grande valor para as conquistas das mulheres que enfrentam muitos obstáculos nessa luta.
Lembrou da Campanha Outubro Rosa que é em âmbito mundial e que nos Correios fazem a campanha e os exames ginecológicos preventivos foram retirados do periódico, o que causou perplexidade ao público feminino presente no evento.
Informou que nos Correios, uma Empresa com mais de 125 mil empregados, tendo em média mais de 25 mil mulheres trabalhadoras, até hoje, nenhuma mulher do quadro de efetivo dos Correios ocupou a Vice Presidência.
Destacou, ainda, que a mulher ainda não conquistou a autonomia, exemplificando que quando uma mulher ocupa um cargo no alto escalão, quando surge uma reforma e quem a indicou é retirado, ela também acaba se retirando.