Fonte: Revista Caminhando Juntos
Informativo Oficial da Arquidiocese da Paraíba
Ano XVII - Edição193 - Outubro/Novembro de 2012
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Tradição petista no Natal
Publicação: 22/12/2012 00:12 Atualização: 22/12/2012 07:35
Brasília – Durante a celebração do Natal dos catadores, em São Paulo, a presidente Dilma Rousseff afirmou, ontem, que o governo vai se dedicar a reduzir a violência contra moradores de rua em 2013 e cobrou que a sociedade se empenhe em repudiar o tratamento violento a essa parcela da população. Antes de discursar, a presidente assistiu a um vídeo mostrando situações de violência contra moradores de rua, incluindo a imagem de um guarda civil metropolitano jogando spray de pimenta no rosto de um sem-teto. O coordenador do Movimento Nacional da População de Rua, Ânderson Miranda, aproveitou a presença da petista na cerimônia para denunciar os maus tratos sofridos por essa parcela da população.
Entre as reivindicações apresentadas pelo movimento, está a suspensão imediata das ações de internação compulsória de usuários de crack. A medida foi adotada pela prefeitura do Rio de Janeiro e divide opiniões entre gestores públicos e especialistas no combate ao tráfico de drogas.
“Nós devemos respeito aos moradores de rua. Não é concebível que se jogue um spray de pimenta no rosto de um morador e esse nível de violência”, disse a presidente, depois de assistir ao vídeo. “Não podemos deixar de cuidar da questão da impunidade, pois ela incentiva a repetição, o crime a indignidade. Não é admissível que o país, que se transforma desde 2003, que hoje faz dez anos de governo (do PT) e é respeitado no mundo, tenha esse tratamento com a população de rua.”
Para a presidente, a sociedade também deve assumir um papel mais proativo no combate à violência contra moradores de rua. “Tenho certeza de que, sem o envolvimento da sociedade — os acontecimentos são de madrugada, na calada da noite —, não será possível que se tome uma posição efetiva em relação à impunidade”, observou Dilma.
A presença da presidente no Natal dos catadores dá sequência a uma tradição do governo do antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, que compareceu à festa em todos os oito anos de gestão. A ausência do ex-presidente foi lamentada pelos participantes da festa. “Deve ter sido por motivo de trabalho, de agenda. Fez falta sem dúvida, porque foi ele quem garantiu o reconhecimento dos catadores de papel”, disse o coordenador do Movimento Nacional de Catadores de Papel e Materiais Recicláveis, Eduardo Ferreira de Paula. Depois da cerimônia, Dilma ainda teve almoço particular com Lula.
Consultórios de rua A presidente afirmou que vai manter a celebração no calendário de suas atividades até o fim de seu mandato e prometeu a instalação de 144 consultórios de rua em todo o país no ano que vem, voltados para atender à população de sem-teto, além de cem centros para abrigar moradores de rua. Os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social estão à frente do projeto.
“Nós consideramos que o acolhimento e o atendimento humanizado são fundamentais para garantir os direitos de toda a população de rua do Brasil. Nós pretendemos dar cursos de capacitação a gestores municipais e estaduais para que o tratamento com a população de rua tenha um maior grau de humanidade, mas, sobretudo, para que se entenda e se reconheça no morador de rua e na moradora de rua, um cidadão e uma cidadã”, afirmou Dilma.
A presidente ainda apoiou a participação de catadores e moradores de rua em reuniões com prefeitos eleitos, que assumem o mandato em 1º de janeiro, como forma de reduzir a violência em ações policiais com foco nessa população. “A melhor estratégia é sempre o diálogo, é sempre o debate, principalmente, com esses novos prefeitos que acabaram de ser eleitos”, afirmou a presidente. “O relato de vocês, o uso dos vídeos que vocês mostram é muito forte. E deve ser objeto desse diálogo e desse debate para que haja uma redução expressiva da violência no nosso país.”
Almoço com Lula
Entre a celebração de Natal dos catadores e da população de rua em São Paulo e a inauguração do novo Mineirão em BH, a presidente Dilma Rousseff almoçou ontem com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto não informou o local do encontro. O ex-presidente também foi convidado a participar da festa de fim de ano dos catadores de papel, mas declinou do convite. Segundo aliados, Lula dispensou a ida ao evento com Dilma porque achou que chamaria mais a atenção do que a própria presidente.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes. (São Mateus 25, 38-40)