História
Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Entretanto, a institucionalização dessa data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).
[editar]Comemoração
Seguindo a tradição, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo).
No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. Relata-se que o publicitário Sylvio Bhering propôs a primeira celebração do Dia dos Pais no Brasil para o dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering.
[editar]
Referências
- ↑ Father's Day Celebrations Around The World in ChiFF.com - acesso a 10 de Agosto de 2008
- ↑ Dia dos Pais - UOL Educação - Acessado em 14 de Agosto de 2011
- ↑ UOL: A data é móvel, mas ninguém esquece do "velho"
- ↑ Propaganda de lá para cá, pág. 76. Volume 50 de Biblioteca "Sociologia e política". Marilia G. Graf. Ed. IBRASA. ISBN 9788534802253 (2005)
Como em 19 de junho de 1910 foi comemorado o primeiro Dia dos Pais com rosas brancas simbolizando os falecidos e rosas vermelhas simbolizando os Pais vivos, a SCMM MariaMaria deseja um especial DIA DOS PAIS a todos os PAIS ECETISTAS e aos PAIS do mundo inteiro.
PARABÉNS POR ESTE DIA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário