domingo, 30 de setembro de 2012

SCMM MARIA,MARIA PARTICIPA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO (LUOS) EM BRASÍLIA, DF


Museu da República representa a última etapa da participação popular no processo coordenado pela Sedhab para avaliar o projeto, antes do envio à Câmara Legislativa para análise, previsto para outubro.
Cerca de 600 pessoas participaram neste sábado (29) de mais uma etapa do processo da construção coletiva da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS), para opinarem e darem seu parecer sobre o projeto. A audiência pública realizada no Museu da República marcou o último estágio da participação popular no processo coordenado pela Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab). Agora, depois de ouvir as demandas da sociedade, é aguardado apenas o envio à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), previsto para ocorrer em outubro.


A LUOS será responsável por estipular novas regras de uso e atividades econômicas nas unidades imobiliárias urbanas do DF – exceto as que são tombadas – além de delimitar a área e altura máxima que uma edificação poderá ter. Quanto as normas do polígono tombado nas cidades de Candangolândia, Cruzeiro, Sudoeste/Áreas Octogonais, e na própria capital federal, serão definidas no Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB).


A Lei de Uso e Ocupação não contemplará as áreas rurais, restringindo-se àquelas que possuem registro em cartório e aos parcelamentos de iniciativa do GDF que ainda não estão regularizados do ponto de vista fundiário ou aprovados pelo Companhia de Planejamento (Conplan). Já os novos parcelamentos e projetos de regularização terão suas normas de uso e ocupação do solo emitidas no padrão da LUOS e serão incorporadas nas próximas revisões da lei.


O objetivo da participação popular é dar transparência e garantir o debate democrático. A sociedade foi convidada a se engajar no projeto desde o início do processo de construção da Lei de Uso e Ocupação do Solo. "Nós temos uma visão técnica da cidade e buscamos fazer o melhor para a população, mas nem sempre o que propomos é o desejo da sociedade, por isso sempre os ouvimos, nas reuniões públicas e nesta audiência", afirmou o secretário de Habitação, Geraldo Magela.


Histórico – O processo de elaboração da LUOS foi retomado em 2011 e de forma mais efetiva neste ano, a partir do término do processo de atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), aprovado pela Câmara Legislativa em agosto deste ano.


Em junho de 2012, as equipes técnicas da Sedhab percorreram as cidades do DF com intuito de recolher contribuições dos habitantes para a elaborar a legislação. Também foram consultadas as concessionárias de serviços públicos, como exemplo a Companhia de Energia Elétrica (CEB), e os demais órgãos do GDF.


Mais de mil pessoas participaram das reuniões públicas nas cidades. Além disso, a colaboração ocorreu por meio do site http://www.luos.df.gov.br/. As contribuições pelo endereço eletrônico chegaram a 92. No sie encontram-se disponíveis entre outras planilhas os mapas de zoneamento e usos, além dos quadros de índices de ocupação das cidades do DF.


Obrigatoriedade da lei – A necessidade da implantação da Lei de Uso e Ocupação ocorreu devido a emenda à Lei Orgânica do DF Nº 49/2007. O novo modelo de planejamento e controle também conta com uma revisão do Sistema de Planejamento Urbano do Distrito Federal (Sisplan), atendendo ao disposto no Estatuto das Cidades.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

O Administrador Regional do Guará CARLOS NOGUEIRA se faz presente na Audiência Pública junto com a população  em defesa das melhorias para a Região Administrativa e solução de problemas dos moradores 
Maria de Jesus Santos Cerejo e Deise Mary (Moradoras do Setor Habitacional ASCHAGAS), Ivone Antunes Morgado - Presidente Interina da SCMM MariaMaria e Suelma Braz de Barros - Delegada da Conferência Distrital das Cidades
Sidrônio Alves (Morador do Guará)

Solicito a supressão do Art. 11 e sugiro nova redação, já que insere em seu contexto novos estudos sobre lotes sobrepostos em unidades de conservação ou parques ecológicos. Informo que está em andamento discussão no IBRAM sobre a definição da poligonal do Parque Ezechias Heringer e a retirada dos chacareiros, de acordo com o que determina o Decreto 33.520/12. Faço observações sobre os RO - Residencial Obrigatório RO 2 e RO 3 e que o Klecius complementará com as suas observações. Quanto ao item UOS CSII 2, informo que existe um lote na QE. 46 e que foi mudado de destinação e em seu lugar foram construído quatro edifícios com lojas e 325 quitinetes, em desacordo com a legislação e que não foi feito o EIV - Estudos de Impacto de Vizinhança; o EIT - Estudos de Impacto de Trânsito, o que vai prejudicar mais ainda o trânsito e saídas do Guará. Critico a presença de dois Administradores Regionais ( Santa Maria e Samambaia) que fizeram os seus discursos visando a própria promoção e que foram realizadas oficinas sobre a LUOS em suas Regionais e não convidaram a população para discutir a LUOS. Observo também que retiraram o Guará do Patrimônio Cultural da Humanidade (na realidade trata-se da conservação do conjunto urbanístico de Brasília que é Patrimônio da Humanidade) e que só fazem parte o Plano Piloto (RA-I) Cruzeiro-RA-XI, Candangolândia - RA XIX e Sudoeste/Octogonal - RA-XXII que serão tratadas no âmbito do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília - PPCUB, que deverá ser ratificado pelo COPLAN no dia 04 de outubro vindouro.

Klécius (Morador do Guará)

sábado, 15 de setembro de 2012

SCMM MARIA,MARIA MARCA PRESENÇA NA INSTALAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA VIDA


« Voltar

Câmara instala Frente Parlamentar em Defesa da Vida

A Câmara Legislativa instala nesta quinta-feira (13), às 19h, a Frente Parlamentar em Defesa da Vida. O objetivo da nova frente é debater itens do Novo Código Penal Brasileiro, que está em tramitação no Senado Federal e torna mais brandas as normas para a realização do aborto.
O lançamento acontecerá no Plenário da Câmara e contará com a presença de membros do Movimento Brasil Sem Aborto, lideranças comunitárias e religiosas, além de representantes do Estado nas áreas de Segurança Pública, Saúde e Social, além de deputados distritais.
Uma das idealizadoras da Frente é a deputada Eliana Pedrosa (PSD), que relatou ter sido procurada em seu gabinete por membros do Movimento Brasil Sem Aborto, com atuação em todo o Brasil. O Movimento atua na mobilização contra o aborto e busca sensibilizar o maior número de pessoas e parlamentares. "Os deputados distritais não podem legislar sobre o Código Penal, mas a Câmara é a casa do debate e este é um dos mais importantes para a sociedade", defendeu Eliana.
*Com informações da assessoria de comunicação da deputada Eliana Pedrosa (PSD).
Luís Cláudio Alves - Coordenadoria de Comunicação Social

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

A Sociedade Civil MariaMaria cumpre com o previsto em seu estatuto quando marca presença na Instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, sendo representada pelo Conselheiro Consultivo Paulo Fernando.

Paulo Fernando Melo da Costa - Conselheiro Consultivo da SCMM MariaMaria e Suelma Braz de Barros - Presidente Licenciada

QUEM É PAULO FERNANDO MELO DA COSTA:

Paulo Fernando Melo da Costa, advogado, casado com a Dra Rebeca Melo, quatro filhos (Plínio Lucas, Marília Inês, João Miguel e Carlos Henrique).Participa da MMS -Melo, Magalhães e Sousa Advogados Associados, Professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concursos públicos nos principais cursos preparatórios do DF, especialista em Processo Legislativo e Regimento Interno da Câmara dos Deputados.Instrutor do CEFOR na Câmara dos Deputados. Autor de inúmeros livros de Direito Constitucional para concursos.Vice-Presidente da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família . Foi Coordenador do Curso de Gestão Pública na Faculdade Fortium . Professor no Curso de Pós-Graduação em Assessoria e Consultoria Parlamentar na UDF. Há mais 20 anos atua na Operação Resgate convencendo as mulheres a desistirem do aborto. Secretario da Rede Nacional PROVIDA. Apresentador da Rádio Nova Aliança 103.3 FM e 710 AM, no Programa Dom da Vida toda segunda-feira às 13 horas e na Rádio Maria 107,9 FM toda Quinta-feira as 17 horas. Membro do Conselho Bioética da Arquidiocese de Brasília.  Um dos fundadores do Centro Cívico Érico Veríssimo no Educacional La Salle.Foi Professor de Ensino Religioso no Centro Educacional La Salle.Eleito três vezes para o Diretório Acadêmico do CEUB .Assessor da Frente Parlamentar Católica na Câmara dos Deputados, acompanhando todos os projetos de lei sobre vida, família e bioética . Colaborador da Comunidade dos Santos Inocentes. Membro do Movimento Regnum Christi dos  Legionários de Cristo. Participa do Curso de Noivos na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe EQS 311/312 onde é dizimista. Participa do Encontro Matrimonial.  Autor do livro Missionários em Defesa da Vida com relato  com inúmeros depoimentos de mulheres que desistiram de abortar. Membro da Equipe de Métodos Naturais da Arquidiocese de Brasília. Palestrante sobre Aborto, Eutanásia, Bioética, Defesa da Vida e Família, Namoro, Adoção, Métodos Naturais e ataques a vida e a família em todo Brasil e no exterior. Secretario da Associação dos Secretários e Comissionados do Congresso Nacional- ASSERCON. Coordenador de Assuntos Sociais da Liderança do PSD na Câmara dos Deputados. Nacionalista.Filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro- PTB. Foi candidato a Deputado Federal em 2010 e obteve 13750 votos, tornando- se assim o terceiro candidato mais votado do partido. Botafoguense convicto. 






sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A SCMM MARIA,MARIA EM CONFORMIDADE COM O SEU ESTATUTO VIGENTE, EM FAVOR DAS CRIANÇAS NASCIDAS E POR NASCER, CLAMA À SOCIEDADE:



Confirme sua presença: http://www.facebook.com/events/347653845321927/. Participe!


Sacerdotes católicos unem-se a líderes evangélicos na defesa dos valores cristãos e do povo brasileiro


Padre Paulo Ricardo no Senado Federal
No dia 30 de agosto de 2012, Padre Paulo Ricardo esteve no Senado Federal, juntamente com o Padre Berardo Graz, o Padre Luis Carlos Lodi, o Sr. Paulo Fernando, Prof. Felipe Nery e Profª Janaína, a fim de discutir as propostas de mudança para o novo Código Penal.
Além de participar da sessão pública e falar ao Senador Pedro Taques (PDT-MT), Padre Paulo Ricardo e os demais reuniram-se também com o Senador Gim Argello, líder do PTB e o Senador Renan Calheiros, líder do PMDB, entre outros senadores.
A eles, expuseram a impossibilidade de uma apreciação digna e de uma votação condizente com a vontade da população brasileira das propostas para o novo Código Penal no prazo exíguo de trinta dias, além de outros pontos específicos que causam estranheza e rejeição, como a descriminalização do aborto, a liberação da maconha, o consentimento sexual a partir dos 12 anos de idade (que liberaria a pedofilia), entre outros.
O encontro foi articulado pela chamada Bancada Parlamentar Evangélica e conseguiu ao menos um ponto positivo: a prorrogação do prazo para análise das propostas em mais trinta dias.
Ao final, o Padre Paulo e o Sr. Paulo Fernando concederam uma entrevista para o Portal Fé em Jesus, que pode ser assistida aqui:
 


Nota: O Sr. Paulo Fernando é Conselheiro Consultivo da SCMM MariaMaria 


11ª FESTA DOS CORAÇÕES - JANTAR DANÇANTE BENEFICENTE

From: abacluz@hotmail.com
Subject: FW: Festa dos Corações 2012 - Participe dessa corrente de solidariedade
Date: Mon, 3 Sep 2012 20:45:17 +0300
  
Olá, Amigos da ABAC-Luz!
 
É com grande satisfação que anunciamos nossa 11ª Festa dos Corações, nosso jantar dançante beneficente anual, que será realizado no dia 05/10/2012, às 21:00hs com animação da banda Edição Extra e jantar organizado pelo Diamonds Buffet.
Sua colaboração e presença são fundamentais. A arrecadação do baile será convertida em ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer.
Os convites para o Baile já estão a venda na ABAC Luz e no Instituto Luci Ishii de Oncologia no valor de
R$ 90,00.
Contamos com sua presença! 
Forte Abraço!

ABAC Luz - Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer
(61) 3343-2412/ 3343-0321
SCS - Setor Comercial Sul Quadra 01, Lote 30, Bloco M, Sobreloja 5/8
Edifício Gilberto Salomão - Brasília - DF
CEP: 70.305-900



sábado, 1 de setembro de 2012

SCMM MARIA,MARIA - ORGANIZAÇÃO DAS PROFISSIONAIS DA ECT PARTICIPA DA ENTREGA DAS PRIORIDADES DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PARA O GOVERNADOR AGNELO QUEIROZ

31 de agosto de 2012 12:12

Governador recebe hoje o plano do Orçamento Participativo

Solenidade de entrega está marcada para as 19h desta quinta (30/8) no Salão Branco do Palácio do Buriti
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, receberá hoje, às 19h, o Plano de Investimento e Serviços do Orçamento Participativo 2012/2013. O documento traz as 570 prioridades escolhidas pelos delegados de todas as regiões administrativas do Distrito Federal. O plano permitirá ao GDF compor o Projeto de Lei do Orçamento Participativo (PLOA) com as demandas apontadas pela própria população. A solenidade de entrega será realizada no Salão Branco do Palácio do Buriti.
O PLOA será encaminhado, até 15 de setembro, à Câmara Legislativa com as propostas do Orçamento Participativo. A tramitação do projeto orçamentário na Câmara será monitorada pela Comissão de Acompanhamento Parlamentar do Orçamento Participativo (CAP). O Orçamento do Distrito Federal tem de ser aprovado até a última sessão deste ano da Câmara, em dezembro.
As 570 ações propostas no Orçamento Participativo 2012/2013 foram definidas a partir das discussões promovidas nas 201 plenárias realizadas neste ano em todo o Distrito Federal. As reuniões foram divulgadas e abertas a toda a população. Ao todo, mais de 12 mil pessoas participaram das plenárias. Para cada 10 cidadãos foi eleito, por votação direta, um delegado.
Em 9 de agosto deste ano, o governador empossou os 76 conselheiros do Orçamento Participativo 2012/2013. Esses representantes foram eleitos nos Fóruns de Delegados realizados nas regiões administrativas. Os conselheiros exercem o mandato até julho de 2014. “O modelo de gestão deste governo é participativo, democrático e inclusivo”, disse na ocasião o secretário da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa.
Prioridades
Os conselheiros têm como função discutir os critérios de hierarquização das prioridades apresentadas pelas Plenárias de Base e analisadas pelos Fóruns de Delegados. Eles consolidaram o Plano de Investimento e Serviço do Orçamento Participativo 2012/2013 – que será apresentado hoje ao governador – e farão o acompanhamento e fiscalização das obras.

De 24 de julho a 7 de agosto, a população do Distrito Federal definiu a ordem de execução das 31 prioridades especiais do Orçamento Participativo, definidas pelos delegados a partir das 570 ações. A escolha das prioridades ocorreu por meio devotação pela internet, com a participação de 17.283 votantes.
Com mais de 3,5 mil votos, a construção do Hospital Regional de São Sebastião liderou a lista das 31 prioridades especiais. A ação foi seguida pela construção da Escola de Ensino Fundamental da Quadra 501 do Trecho 1 do Sol Nascente, em Ceilândia, com 2.718 votos. Em terceiro, com 2.567 votos, foi apontada a construção do Ginásio Coberto do Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia (veja lista completa no hotsite www.orcamentoparticipativo.df.gov.br).
Samambaia foi a região administrativa com o maior número de votos, com 2.550 participantes. Ceilândia, com 1.762, aparece em segundo; seguida por Brasília, 1.556 votos; Brazlândia, 1.188; São Sebastião; 862; Águas Claras, 841; Itapoã, 787; Taguatinga, 669; Paranoá, 618 e Riacho Fundo II, 547.
Participação popular
O Orçamento Participativo é coordenado pela Coordenadoria das Cidades, da Casa Civil do Distrito Federal. Em atividade desde 2011, o OPDF permite que o cidadão tome parte das decisões sobre projetos e necessidades de sua cidade por meio da apresentação de propostas. Uma vez recebidas, as contribuições são detalhadas e debatidas por delegados e representantes do governo.

Após a análise de viabilidade, as ideias são priorizadas por cidade e, depois, em todo o Distrito Federal, de acordo com o custo de cada obra e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada região administrativa. Por fim, a lista de prioridades é anexada ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) do Distrito Federal.
A fim de garantir a execução das propostas apresentadas pela população, a Casa Civil e a Secretaria de Planejamento elaboram uma matriz com as prioridades elencadas pelas demais secretarias e administrações regionais para fazer o cruzamento com as ações definidas no Orçamento Participativo. “Muitas das questões apontadas pela população já estarão inseridas no orçamento. Isso ocorre porque são olhares comuns do governo e da população pelo interesse público e pelo bem detodos”, afirma o secretário da Casa Civil, Swedenberger Barbosa.

Última atualização ( Sex, 31 de Agosto de 2012 16:52 )Fonte: http://www.casacivil.df.gov.br/menu-2/noticias/144-noticiasbloco1/427-plano-do-orcamento-participativo-sera-entregue-nesta-quinta-ao-governador.html
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Jeferson Maximino - Conselheiro do Orçamento Participativo do Guará, Suelma Braz de Barros - Conselheira do Orçamento Participativo do Guará (Suplente), Carlos Nogueira - Administrador do Guará e Ivone Antunes Morgado - Presidente Interina da SCMM MariaMaria - Organização das Profissionais da ECT 

Laurie Muller - Diretora do Orçamento Participativo do DF, Suelma Braz de Barros - Conselheira do Orçamento Participativo do Guará (Suplente), Francisco Machado - Coordenador das Cidades e Jeferson Maximino - Conselheiro do Orçamento Paticipativo do Guará  
Suelma Braz de Barros - Conselheira do Orçamento Participativo do Guará (Suplente), Primeira-Dama do Distrito Federal - Ilza Queiroz e Carlos Nogueira - Administrador do Guará


Suelma Braz de Barros - Conselheira do Oçamento Participativo do Guará (Suplente), David José de Matos - Secretário de Obras do DF e Ivone Antunes Morgado - Presidente Interina da SCMM MariaMaria - Organização das Profissionais da ECT