sábado, 25 de abril de 2015

CONVERSA DE JUSTIÇA E PAZ - COMUNICAÇÃO - DIREITO DE INFORMAR E SER INFORMADO

de:Comissão Justiça e Paz - CJP justicaepaz@arquidiocesedebrasilia.org.br
para:Comissão Justiça e Paz - CJP
data:20 de abril de 2015 14:44
assunto:Convite - Conversas de Justiça e Paz
enviado por:arquidiocesedebrasilia.org.br



O tema – Comunicação, Direito de Informar e de ser Informado – é, sem dúvida, assunto estratégico de interesse da cidadania, da sociedade em sentido amplo e das famílias, em sentido estrito.
Capítulo importante da Constituição brasileira e que foi elaborado com riqueza de conceitos, como fruto de um debate amplo e altamente mobilizado, o assunto é vital porque trata da manifestação do pensamento, da criação, da expressão, sendo caro à democracia e por isso devendo ser concretizado sem embaraço de qualquer natureza, nos limites éticos estabelecidos na própria Constituição.
O nosso Estatuto Maior traçou, assim, um verdadeiro programa-quadro, balizando os aspectos econômicos (propriedade, proibição de monopólios e de oligopólios, concessões, produção), aspectos políticos (proibição de censura de natureza política, ideológica e artística) e técnicos (distribuição, programação, incluindo jornais, rádios, televisões e mídias eletrônicas, hoje tão difundidas).
A Constituição estabeleceu também princípios que devem ser respeitados no tocante à comunicação social, indicando precisamente a necessidade de atribuir preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas; a promover a cultura nacional e regional, com estímulo à produção independente que objetive sua divulgação; a regionalizar a produção nesses âmbitos e a respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família. Por isso a Constituição dispõe sobre a necessidade de se estabelecer meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programação de rádio e televisão que afrontem os princípios já mencionados.
Como se vê, são parâmetros que alcançam múltiplos e relevantes interesses, de tal modo que todo o sistema se apóia em pressuposto de concessão pública e envolve a participação responsável dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), da sociedade e das famílias.
Não por acaso é um dos campos da Constituição que mais tem demorado a construir o marco regulatórioapto a enquadrar todos esses princípios e interesses. Por isso a importância de o colocar na agenda de nossas conversas  – não só porque também a Igreja tem uma presença marcante como gestora e concessionária de meios de comunicação,  como partilha os valores consagrados na Constituição – em relação ao assunto.
Assim, o convite ao Ministro das Comunicações, responsável pela condução do debate sobre a elaboração domarco regulatório previsto na Constituição para implementar as suas disposições, para que ele apresente em roda de conversa, como pretende conduzir esse necessário e urgente processo.
Dada à relevância e o alcance do tema, a Conversa de Justiça e Paz do mês de maio será promovida conjuntamente pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília e pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB.

Data: 04/05/2014, das 19h ás 21h, Auditório Dom José Freire Falcão, na sede da Cúria (Anexo da Catedral de Brasília, Esplanada dos Ministérios).

*Confirme sua presença!
  

Att.,
Ana Carolina C. Lima
Comissão Justiça e Paz
3223 3512/3213 3335





sexta-feira, 17 de abril de 2015

ACONTECE SIPAT (SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES) NOS CORREIOS EM BRASÍLIA

De 13 a 17/04/2015 acontece a Semana de Prevenção de Acidentes nas unidades de Correios de Brasília - DF. Abaixo segue a programação, a realização de atividades e os Cipeiros da localidade da Universidade Correios, responsáveis pela condução e êxito do evento.

Paulo Guido Barbuio (Cipeiro da UniCorreios), Suelma Braz de Barros - Presidenta da SCMM MariaMaria, Domingos da Silva Mendes (Presidente da CIPA UniCorreios), Cesar Batista Bodnar (Cipeiro UniCorreios) 

Médico do Trabalho Dr. Florêncio Sinzato faz medição de nível de gás carbônico nos pulmões dos trabalhadores dos Correios em razão da poluição do ar
Em destaque a homenagem ao Médico do Trabalho Dr. Florêncio Sinzato na comemoração aos 55 anos de Brasília
Medição da Pressão Arterial


Exame de vista

E a preocupação com a auto-estima que poderá trazer muitos benefícios á saude física e mental - Estande da Mary Kay
Equipe de Brigadistas à disposição dos trabalhadores dos Correios, em caso de emergência




TRABALHADORES DOS CORREIOS PROTESTAM CONTRA MÁ ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO DE PENSÃO BD E CONTRIBUIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DE 25,98%

No dia 12 de abril, em meio a manifestos, trabalhadores dos Correios reagem manifestando a indignação da cobrança de 25,98% de contribuição extraordinária pela Administradora de fundos de pensão - POSTALIS. 

Em vários estados do Brasil, os trabalhadores pedem a punição aos responsáveis que se aventuraram em investir o dinheiro alheio, que deveria estar disponibilizado como suplemento à aposentadoria, garantindo uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores dos Correios.

A aposentadoria que deveria ser compensada com o tempo de serviço de dedicação aos serviços prestados, tornou-se um pesadelo para os trabalhadores que terão sua renda comprometida, uma vez que o valor a ser pago para o equacionamento do deficit não estava previsto para assumir esse compromisso.

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares - FENTECT ajuizou uma ação contra o POSTALIS no dia 16/04/2015. 

Os trabalhadores estão ajuizando ações na esperança de que a Justiça possa responsabilizar os responsáveis por esses atos "insanos" que poderão causar um verdadeiro problema social, considerando que a Empresa CORREIOS conta, aproximadamente, com 125.000 empregados ativos e ainda temos os aposentados que se desligaram da Empresa e que contam com a aposentadoria que investiram no fundo de pensão administrado pelo POSTALIS.

A Sociedade Civil MariaMaria firmou convênio com o Escritório de Advocacia CARVALHO CAVALCANTE a fim de disponibilizar mais uma alternativa aos trabalhadores dos Correios em suas dificuldades.  

SBS Quadra 02 Bloco 5 sala 1005 - Ed. Empire Center - Brasília - DF - (61) 2109-0009

Suelma Braz de Barros - Presidente da SCMM MariaMaria, Ivone Antunes Morgado - Vice-Presidente da SCMM MariaMaria e Ismael Alves Justo - Diretor da Associação de Aposentados dos Correios 
Brasília

Ivone Antunes Morgado, Suelma Braz de Barros e Eduardo Beraldo
Bauru