quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

DIA NACIONAL DO APOSENTADO - 24/01/2016

A Sociedade Civil MariaMaria - Organização das Profissionais da ECT parabeniza todos os aposentados pela grande conquista, a aposentadoria, após tantos anos de serviços prestados, que por meio desse esforço empreendido deixa o legado de que "o trabalho dignifica o homem" e, ainda, pode investir na família contribuindo para o desenvolvimento das novas gerações.  

PARABÉNS APOSENTADOS!!!!
Foto: Rosalvo Fernandes 
Luiz Gonzaga P. Batista - Presidente da Associação dos Aposentados dos Correios (AAC),Suelma Braz de Barros - Presidenta da Sociedade Civil MariaMaria, Valter Lourenço da Cunha - Presidente da Associação Brasiliense dos Aposentados e Aposentáveis dos Correios (ABRACO) 
 

Fonte: Correios Informa - Quarta-Feira, 20 de janeiro de 2016

24 de janeiro - Dia do Aposentado - “Uma empresa é feita de histórias... Histórias de pessoas: pessoas que já viveram uma história e querem deixar o seu legado e histórias de jovens que querem começar a imprimir a sua marca na história das empresas. E toda esta diversidade de histórias tem que se complementar (...) criando um espírito coorporativo comum, não menosprezando aquilo que cada pessoa transporta na sua bagagem.” Filipa Costa (Diversidade de Gerações) 
Nosso carinho, respeito e homenagem a todos os colegas aposentados que imprimiram a sua marca na história dos Correios e deixaram o seu legado e àqueles que seguem na empresa agregando saberes e experiências.

diversidade geracional 

DIVERSIDADE DE GERAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO
Não existem boas e más gerações… Existem apenas pessoas que nasceram em épocas diferentes!
A diversidade de gerações está presente na vida das pessoas e em qualquer lugar. De acordo com Mario Sergio Cortella, o intervalo entre uma geração e outra ficou mais curto. Hoje, já se pode falar em uma nova geração a cada dez anos. Isso significa que mais pessoas diferentes estão convivendo em casa, na escola, no mercado de trabalho.
No mundo corporativo, isso pode ser percebido de forma bem evidente. Atualmente, quatro gerações muito diferentes convivem nesse ambiente: veteranos (nascidos antes de 1946), baby boomers (1946-1964), geração X (1965-1979) e geração Y (1980-2000). Eles cresceram em épocas diferentes, têm conjuntos de valores abrangentes e estilos de comunicação muitas vezes conflitantes.
Compreender, aceitar e respeitar essas diferenças é fundamental para uma convivência saudável e produtiva no ambiente de trabalho.
A experiência e maturidade dos seniores aliadas ao volume de informações e a expertise tecnológica dos mais jovens, pode trazer resultados expressivos e capacidade de inovação nas organizações. Por outro lado, a falta dessa sinergia pode gerar atritos e perda de energia, impactando de forma negativa nos resultados.
Cada geração possui lições valiosas para ensinar umas às outras A convivência e o compartilhamento dos saberes entre elas possibilita vivenciar novas possibilidades, novas formas de pensar, agir e sentir, renovando opiniões e ampliando as visões de mundo.
Se os mais jovens querem aprender, desafiar e questionar, os seniores querem deixar o seu legado, transmitindo tudo o que aprenderam e as práticas que utilizaram.
O desafio é buscar os pontos de convergência e trabalhar no sentido da complementaridade, identificando onde cada um pode contribuir mais e melhor. Para isso é importante: entender os diferentes estilos de trabalho; levar em conta e respeitar os valores de cada geração, sem julgamentos; compartilhar percepções; valorizar o melhor de cada geração; se abrir e acolher diferentes pontos de vista; aprender com os outros. Enfim, qualquer que seja a geração do indivíduo, valores atemporais, como a gentileza, o respeito e a ética sempre devem ser lembrados.
“Uma empresa é feita de histórias… Histórias de pessoas: pessoas que já viveram uma história e querem deixar o seu legado e histórias de jovens que querem começar a “imprimir” a sua marca na história das empresas. E toda esta diversidade de histórias tem de se complementar e alinhar com o DNA da empresa, criando um espírito corporativo comum, não menosprezando aquilo que cada pessoa transporta na sua “bagagem”. (Filipa Costa)
Sugestão de filmes sobre esse assunto:

  • Um Senhor Estagiário – Experiência nunca envelhece”
  • “Os Estagiários”



Atividade alusiva ao Dia do Aposentado – Programa Escolhas
A DR/BSB e a Administração Central convidam os empregados para participar da atividade alusiva ao Dia do Aposentado no dia 21 de janeiro, quinta-feira, das 8h30 às 12h com uma programação diversificada que contará com oficinas, homenagem aos empregados aposentados, Palestra “O Cérebro e o Processo de Envelhecimento”, apresentação cultural e café da manhã. Será um espaço de encontro e de interação entre os aposentados e os empregados em atividade na empresa, favorecendo o intercâmbio de saberes, de experiências e vivências da aposentadoria.

Venha participar! Local: Salão Nobre Ed. Sede dos Correios
Mais informações: 3325-1776/6917

Seção de Serviço Social e Cidadania




Nenhum comentário:

Postar um comentário