Companheiras, o nosso 11º Encontro Regional de Mulheres Ecetistas do DF e Entorno será realizado no próximo dia 25 de maio de 2013, na chácara Bico do Papagaio, próximo ao Clube da Arco, com início previsto para as 9 horas e encerramento às 18 horas. Lembramos às trabalhadoras que está chegando a época de nossa data-base e, para isso, temos que montar a nossa pauta específica de reivindicações.
A participação de todas é fundamental para este processo, pois temos que ocupar nossos espaços e fazer com que sejam cumpridas as nossas reivindicações. Foi com muita luta dos trabalhadores e trabalhadoras que conquistamos os nossos direitos, e pudemos avançar mais em nossos objetivos. Para que este trabalho prossiga e obtenha êxito, é fundamental a participação das companheiras ecetistas no nosso encontro, onde poderão compartilhar suas dúvidas, experiências e apresentar propostas.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
A SCMM MariaMaria reativou suas atividades em 2009 e, desde então, vem observando e atuando junto às lideranças comunitárias e sindicais na tentativa de juntos encontrarem a solução para os problemas apresentados ou, na impossibilidade de adotar as medidas cabíveis de imediato, pelo menos diminuir a opressão sobre aqueles que se sentem desprotegidos e sofrem onde deveriam estar se realizando pessoal e/ou profissionalmente.
O Presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho) JOÃO ORESTE DALAZEN, no Dia do Trabalhador em 2012, ressalta:
"Nesta quadra da história do Brasil, dispomos de leis preparadas para a tutela do trabalho, garantindo que as atividades sejam realizadas em ambiente seguro e em condições decentes. E para garantir o trabalho decente, há um ramo do Poder Judiciário que se dedica a decidir as causas relativas ao mundo do trabalho subordinado: a Justiça do Trabalho.
Entre essas leis, despontam as que asseguram um meio ambiente de trabalho equilibrado e saudável. Porque o trabalho é meio de vida, não de morte. O impressionante e crescente número de trabalhadores brasileiros que se acidentam, contudo, confirma um triste paradoxo: saem de suas casas para ganhar a vida, mas encontram a morte, ou a invalidez provisória ou permanente."
Se assim reflete o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho diante de volumosos processos na Justiça do Trabalho, isso nos leva a crer que será necessária a adoção de medidas cautelares urgentes, pelos sindicatos, em defesa do trabalhador, uma vez que o extenso e admirável currículo dos gestores não ratifica a sua capacidade para conciliar trabalho X trabalhador, resumindo tão somente, a sua capacidade de defesa da sua função gratificada que, se retirada, desequilibrará o seu orçamento familiar. Ou seja, os fins justificam os meios, nos remetendo que os governantes e outros poderes devem estar acima da ética e moral dominante para alcançar seus objetivos ou realizar seus planos. Para mais informações sobre a luta dos trabalhadores pelo SINTECT-DF, estas poderão ser acessadas no site http://www.sintect.org.br/. |
Amanda Gomes Corsino - Presidenta do SINTECT-DF e Suelma Braz de Barros - Presidenta da Sociedade Civil MariaMaria
Suelma Braz de Barros - Presidenta da SCMM MariaMaria
Delvanice, Suelma, Sinelza e Áurea |
domingo, 26 de maio de 2013
SCMM MARIA,MARIA PARTICIPA DE 11º ENCONTRO DE MULHERES PROMOVIDO PELO SINTECT-DF
sexta-feira, 24 de maio de 2013
SCMM MARIA,MARIA RECEBE PRIMEIRO TRABALHADOR ELEITO PARA O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ECT
A SCMM MariaMaria representada pela Presidenta Suelma Braz de Barros e pela Diretora Administrativo-Financeira Ângela Núbia Lima dos Santos recebem o novo membro do Conselho de Administração dos Correios - Sr. Marcos César Alves Silva para cumprimentar pela vitória ao ser eleito com 18.000 votos dos trabalhadores dos Correios e desejar-lhe sucesso nessa gestão que ora inicia.
Nesse encontro, o Conselheiro Marcos César se apresentou de forma exemplar, com uma conduta de gratidão à confiança depositada ao mesmo tempo que se mostrou disposto a se esforçar para trazer resultados satisfatórios à ECT por meio dos seus colaboradores, honrando, assim o compromisso assumido com a Empresa e seus colaboradores, quando resolveu se candidatar para um cargo de extrema importância que envolve o crescimento da empresa e valorização de seus recursos humanos.
Em conversa informal o Conselheiro adiantou sobre os temas que mais afligem os trabalhadores e que pretende junto a estes encontrar a melhor solução para trazer a serenidade ao ambiente de trabalho proporcionando ao trabalhador melhores condições de trabalho e a preservação do patrimônio público que é a Empresa Correios.
A Presidenta da SCMM MariaMaria apresentou o ponto de vista sobre a PLR, PDV, GCR, a visão de Empresa de Classe Mundial e a necessidade de averiguar a postura dos gestores com relação aos subordinados em ambiente de trabalho.
Sobre a PLR a SCMM MariaMaria considera que a Participação sobre Lucros e Resultados é o resultado da força de trabalho para atingir a receita, não cabendo àqueles que já recebem função gratificada, em razão do trabalho intelectual e responsabilidade, uma parcela estratégica, porque essa parcela estratégica já é concebida com a percepção da referida função gratificada.
Com relação ao PDV (Programa de Demissão Voluntária), esse tema exige um estudo mais aprofundado,
A SCMM MariaMaria observou que a Empresa para ser de Classe Mundial não pode ter seus recursos humanos atingindo a linha da pobreza. É preciso que se faça uma avaliação sobre as condições financeiras de seus recursos humanos e que promova uma parceria EMPRESA X TRABALHADOR. É motivador ao trabalhador saber que seu esforço lhe renderá qualidade de vida para si próprio e sua família. E com isso toda a sociedade sairá ganhando.
Considerando a má conduta profissional de alguns gestores, a utilização do GCR (Gerenciamento de Competências e Resultados) foi rejeitada por todas as entidades representativas de Correios e não foi acatada pela Direção da Empresa a opinião das entidades representativas, mesmo sabendo da existência de injustiças cometidas a trabalhadores em alguns setores e a má conduta de alguns gestores.
Os problemas foram apresentados ao Conselheiro uma vez que uma vaga destinada para o Conselho de Administração eleito pelos trabalhadores e o número de votos conquistados reflete uma esperança com a sua atuação frente aos problemas que denigrem a imagem da Empresa, principalmente, em razão da injustiça social.
A Presidenta da SCMM MariaMaria concluiu o encontro com o Conselheiro, desejando sucesso nessa gestão e se colocando à disposição para o que for necessário para o êxito de suas ações, pois o seu sucesso se dará pelo sucesso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e de seus colaboradores.
E o Conselheiro Marcos César se colocou à disposição, inclusive já deixando um canal de comunicação para interação com os trabalhadores que assim desejarem: http://conselhocorreios.blogspot.com
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Prezado(a) Colega,
Com a posse no Conselho de Administração ocorrida ontem (22/05), encerramos uma etapa na qual procuramos nos comunicar intensivamente com nossos colegas para apresentar de forma detalhada e transparente nossas ideias e propostas.
Com a posse no Conselho de Administração ocorrida ontem (22/05), encerramos uma etapa na qual procuramos nos comunicar intensivamente com nossos colegas para apresentar de forma detalhada e transparente nossas ideias e propostas.
Agora começa a etapa seguinte, na qual colocaremos em prática o que projetamos.
Na reunião de ontem do Conselho, entregamos nas mãos de cada um dos demais conselheiros uma correspondência com o texto apresentado a seguir, contendo o posicionamento que procuraremos defender.
E, como prometido na campanha, ativamos o blog “Fazendo Acontecer no Conselho”, no endereço http://conselhocorreios. blogspot.com . Todos os trabalhadores já contam, portanto, com esse primeiro canal de contato direto com o conselheiro, no qual serão divulgadas informações e recebidas as consultas ou sugestões de nossos colegas.
Foi uma grande honra termos sido escolhidos pela maioria dos ecetistas para representá-los no Conselho. E agora vamos procurar corresponder às expectativas.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Primeiro trabalhador eleito para o
Conselho de Administração da ECT
Conselho de Administração da ECT
Representar os empregados no mais alto órgão de administração da ECT é uma grande honra. Assumo o compromisso, juntamente com meu suplente - Carlos Barbosa, de colocar minha experiência profissional de mais de 30 anos de trabalho - em Diretorias Regionais e na Administração Central - à disposição do Conselho de Administração, para ajudar a defender ideais de uma Empresa mais forte, moderna, humana, participativa e com mais oportunidades para todos.
Procurarei estar bem inteirado da situação geral da Empresa, de seus problemas operacionais, de seus negócios e de sua situação econômico-financeira, e avaliarei sempre os impactos que as decisões trarão para os mais de 120 mil trabalhadores e suas famílias. Quando for necessário, conversarei com os demais conselheiros para mostrar-lhes nosso ponto de vista.
Estarei atento ao cumprimento de nossas obrigações de universalização dos serviços postais básicos, as quais, em essência, representam a razão de ser da existência da ECT como empresa pública.Isso deverá se dar, entretanto, com o adequado dimensionamento e reposição de efetivo, e nunca com o sacrifício pessoal de Carteiros, Atendentes, OTTs etc, submetidos a cargas de trabalho além de suas reais possibilidades.
Não descuidarei, também, de orientar, acompanhar e cobrar o desempenho da direção da ECT, para garantir a implementação das estratégias e ações planejadas, especialmente daquelas que, de uma forma ou outra, tenham impacto significativo para os trabalhadores. Mais trabalho e mais produtividade tem de andar juntos; não podem significar mais sacrifício para o trabalhador.
No Conselho, seguirei, portanto, algumas diretrizes básicas de atuação:
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Conselho de Administração está completo
| registrado em: Posse
Foto: Marcos César (à esquerda) toma posse no Conselho de Administração, presidido pelo ministro Paulo Bernardo (centro).
A partir desta quarta-feira (22), contamos com mais um conselheiro para nos ajudar a tomar decisões estratégicas que envolvem toda a empresa. Empossamos, nesta manhã, o primeiro representante dos empregados eleito para o Conselho de Administração dos Correios, de acordo com o novo estatuto da ECT e a Lei 12.353/10. Marcos César Alves Silva completa nosso órgão colegiado, que é presidido pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e conta com representantes dos ministérios das Comunicações e do Planejamento.
O segundo turno da eleição mobilizou 38 mil trabalhadores, o que demonstra o interesse de nosso efetivo em participar do futuro dos Correios. A posse do representante dos empregados é mais uma etapa cumprida no processo de revitalização da empresa, projeto do governo federal iniciado em 2011, e reforça o compromisso da ECT com a transparência dos seus negócios.
Desejamos ao novo conselheiro que logre êxito em sua tarefa, de forma que os mais de 118 mil empregados dos Correios sintam-se representados por ele e seu suplente, Carlos Barbosa.
O segundo turno da eleição mobilizou 38 mil trabalhadores, o que demonstra o interesse de nosso efetivo em participar do futuro dos Correios. A posse do representante dos empregados é mais uma etapa cumprida no processo de revitalização da empresa, projeto do governo federal iniciado em 2011, e reforça o compromisso da ECT com a transparência dos seus negócios.
Desejamos ao novo conselheiro que logre êxito em sua tarefa, de forma que os mais de 118 mil empregados dos Correios sintam-se representados por ele e seu suplente, Carlos Barbosa.
Wagner Pinheiro de Oliveira
domingo, 19 de maio de 2013
PONTO DE VISTA - “CÂNCER DE MAMA” – POR QUE NÃO BUSCAR UM NOVO CAMINHO?
Revista do
Correio Braziliense de 05 de Maio de 2013
Capa “A marca da vitória”
Ao ler a Capa da Revista do Jornal Correio Braziliense, de 05
de Maio, onde foi mencionado o título “A
marca da Vitória”- matéria sobre o câncer de mama - pensei....finalmente
encontraram a Cura.
Mas não. O teor da
reportagem é contraditório em relação a esperança que se tenta promover através
da reportagem.
Não posso entender como “vitória” a realidade atual que
mostra um número tão elevado, e que cresce a cada ano, de câncer de mamas em
mulheres. Não posso entender como “vitória”
o ritual psicológico, traumático e dolorido que ocorre após o diagnóstico. Justifico minha posição, considerando alguns
pontos:
ü A reconstrução mamária submete a
mulher a, no mínino, três cirurgias e, após a conclusão de todas as etapas, torna
a paciente refém de exames, de consultas e muitas vezes de várias outras cirurgias, para o resto da vida. Em muitos casos, submete
também a mulher a medicações pesadíssimas.
ü A retirada da mama leva junto toda
sensibilidade da mama da mulher, pois a reconstrução é apenas um item visual,
para melhorar a auto-estima.
ü As dificuldades de muitas mulheres
que dependem do SUS ou de planos de saúde para cumprir todas as etapas da
reconstrução mamária.
ü O forte sofrimento emocional ao
receber a notícia da retirada da mama.
ü O número elevado de mulheres que
enfrentam o abandono/separação após o câncer de mama.
A reconstrução mamária jamais devolverá a mama à mulher. Sua retirada leva junto toda sensibilidade e
é colocado em seu corpo um material artificial que, além de poder causar
rejeição, vai deixá-la para o resto da vida dependente de médicos, exames e
cirurgias. Isto não pode ser chamado de
“Cura”.
Porque não buscar um
novo caminho? Porque
não abrir uma nova frente pela não retirada da mama? Porque não investir mais e mais nesta idéia?
Ninguém pode negar: formou-se um mercado de retirada de mamas
muito forte e está crescendo a cada
ano. As mulheres, mesmo abaladas, se
rendem ao que está cientificamente definido.
A medicina e a sociedade
estacionam e não apostam em novos caminhos, de forma a oferecer opções para as
mulheres.
Retirar a mama não é hoje uma opção, pois ela vem precedida
de um pacote de desespero ao redor da mulher que a faz aceitar o que lhe é
sutilmente imposto.
Porque não investir mais, por exemplo, na Crioablação do tumor de mama, que busca
manter a mama da mulher?
Porque não investigar melhor as razões do baixo índice de
câncer de mama no Japão? As mulheres japonesas quando mudam para o
Brasil, ou para outros países, passam a fazer parte das mesmas estatísticas?. Por quê? O Japão, que tem um ritmo de vida acelerado que causa estresse à população, não
tem sido tão severamente afetado pelo câncer de mama.
A reportagem do Jornal cita que “uma paciente que não deixou
retirar a mama morreu”. E quantas
morreram mesmo tendo retirado a mama e tendo feito o tratamento rigoroso? Será que morreu devido ao câncer, ou foi em
razão da aura que se formou ao seu redor, pela sociedade em geral, que a deixou
psicologicamente abalada e não lhe deu mais nenhuma esperança de continuar a
viver?
Morrer é nossa etapa final.
Iremos todos morrer. Mas o
anúncio do câncer tem o poder destruidor de antecipar o clima de morte. Você jamais será olhado da mesma forma. Os
médicos, familiares e amigos irão sempre querer saber notícias do tumor. O resto deixa de ser importante. É como se somente aquele ser definido como
“doente” irá morrer. Todos ao seu redor começam
a parecer imortais. Se quiser continuar
a viver, trabalhar, não sentir o olhar de piedade, e etc, é conveniente não
divulgar seu resultado de exame.
Muitas mulheres, além das cirurgias para reconstrução de
mama, passam por pesadas quimioterapias preventivas de metástases. Muitas morrem da medicação, mas não há
interesse em divulgar isto. Não há estatísticas de quantas pessoas morrem do
câncer e quantas morrem da medicação aplicada.
Toda morte é contabilizada como câncer e pronto.
A Marca da Vitória somente se tornará uma realidade quando
não se restringir a uma simples tatuagem, mas sim quando cessar esta epidemia
de câncer de mama e quando a medicina puder oferecer opções de tratamento às
mulheres, deixando-as decidirem se querem ou não retirar sua mama.
Quando pudermos evitar o modelo padrão de tratamento, que é
muito caro, dolorido e às vezes até humilhante, então finalmente poderemos
afirmar: Hoje iniciamos uma nova era. A
humanidade conseguiu vencer mais um terrível desafio.
Maria José Lopes Sena
Administradora Postal da ECT - Aposentada
Sócia-Fundadora da SCMM MariaMaria
marjosena @gmail.com
marjosena
sexta-feira, 10 de maio de 2013
SCMM MARIA,MARIA FAZ HOMENAGEM ALUSIVA AO DIA DAS MÃES
Parceria SCMM MariaMaria e Comunidade Santos Inocentes
Saiba mais: http://www.santosinocentes.org.br/
Diretoria da SCMM MariaMaria e Associadas se reúnem para um almoço de confraternização em homenagem às Mães |
Mães colaboradoras lotadas na Gerência de Administração da Diretoria Regional de Brasília, com muita alegria receberam as homenagens da ADCAP NACIONAL, com apoio da SCMM MariaMaria que, zelando pela parceria, desenvolveu uma logística, em caráter experimental no Campus da Universidade Correios, e que deverá ser adotada pela ADCAP em Brasília, a fim de que as ações relacionadas às datas comemorativas atinjam o público alvo, trazendo satisfação aos associados e demais trabalhadores dos Correios, correspondendo às suas expectativas, sem tornar a ação mais onerosa para a Entidade de trabalhadores de Correios.
A Sub-Gerente da Gerência de Administração da Diretoria Regional de Brasília - Sirlene Aparecida se fez presente com a equipe, uma vez que zela pelo clima organizacional, conquistando a força de trabalho, sem imposições, tão somente pelo padrão de conduta profissional pautado, principalmente, no respeito às pessoas, em todo e qualquer nível hierárquico.
A SCMM MariaMaria deseja muitas alegrias a todas as Mães no mundo inteiro e, em especial, às Mães ecetistas.
Na oportunidade, às Mães da Diretoria da SCMM MariaMaria ofertamos o Jornal do Aniversário pela data comemorativa no mês de maio:
"O Jornal do Aniversário é um jornal fictício criado com base em notícias
e fatos reais do dia em que você nasceu."
Fonte: www.jornaldoaniversario.com.br
e fatos reais do dia em que você nasceu."
Fonte: www.jornaldoaniversario.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)