Fórum trata de assédio moral, sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho
Coral Livre em Canto se apresenta no edifício-sede - Brasília - DF - Fotos: Ronaldo Gonsalves/Correios |
A Semana de Reflexão sobre Violência do Trabalho chegou hoje ao seu segundo dia, com um fórum sobre "Assédio Moral, Sexual e Outras Formas de Violência no Ambiente de Trabalho". A programação começou às 8h30, com a apresentação do Coral “Livre em Canto”, no auditório do edifício-sede, em Brasília.
Ao abrir o fórum, o assessor da Vice-Presidente de Gestão de Pessoas (VIGEP) Rodrigo Feitosa comentou a importância de se debater o tema: “Refletir sobre a violência do trabalho é refletir sobre práticas discriminatórias e assediadoras, muitas vezes invisíveis. Prevenir a violência é incentivar a cultura de paz”, defendeu. "Nos últimos meses, os Correios aprimoraram o tratamento de denúncias. Após o registro, são realizados previdências preliminares e disciplinares, constituídas em todos os Estados e também na sede", complementou Rodrigo.
A convidada para a palestra máster, a professora Ana Magnólia (foto abaixo), da Universidade de Brasília (UnB), enfatizou a necessidade de atenção a qualquer tipo de violência no ambiente de trabalho: “Qualquer ato de desrespeito humano é um ato de violência. Não precisa se caracterizar pelo constrangimento deliberado e constante. O ato de violência deve ser coibido dentro dos espaços organizacionais, dentro das relações humanas de forma geral”.
Professora Ana Magnólia da Universidade de Brasília (UnB), |
A programação de hoje (19) ainda conta com talk-show sob o tema tratamento e caminhos apontados na legislação, normas e outros, para os casos de assédio sexual, assédio moral e outras violências no ambiente do trabalho. Além da professora Magnólia, o fórum ainda contará com convidados da Câmara Legislativa do Distrito Federal e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A Semana de Reflexão sobre Violência do Trabalho é uma iniciativa dos Correios, implementada por meio da Vice-Presidência de Gestão de Pessoas (VIGEP) e está pautada no Planejamento Estratégico da empresa e no Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016.
CIPA presente na Semana de Reflexão sobre Violência no Trabalho |
Comunicação Não Violenta é tema de oficina para os empregados
21/07/2016
A Semana de Reflexão sobre Violência do Trabalho está chegando ao fim. Hoje (21) pela manhã, mais uma oficina foi realizada para os empregados dos Correios, no Salão Nobre do edifício-sede. Com o tema “Comunicação não violenta com foco nas relações pessoais e no trabalho”, a palestra foi conduzida pela facilitadora em mediação de conflito, terapeuta interpessoal e psicodramatista Edisa Lopes.
A oficina teve como objetivo levar o método da Comunicação Não Violenta - elaborado pelo terapeuta Marshall Rosenberg - aos participantes da oficina, favorecendo assim as relações interpessoais em prol de uma cultura de paz. ”A grande vantagem da comunicação não violenta é que ela traz uma metodologia que favorece uma relação empática entre as pessoas através de quatro componentes: observação, sentimento, necessidade e o pedido. E através desses componentes o método favorece às relações no ambiente de trabalho, na família, com os colegas e com os amigos. Então é um método interessante” afirmou Edisa.
Termina a Semana de Reflexão sobre Violência no Trabalho
A Semana de Reflexão sobre Violência no Trabalho chegou ao seu fim. Hoje (22), último dia de atividades, às 8h30, foi realizada uma Roda de Fala Temática no Salão Nobre do edifício-sede com o tema “Violência no Trabalho: estratégias de superação”. A Roda de Fala Temática reuniu empregados para trazer comentários, histórias, discussões, pensamentos, opiniões e reflexões sobre o tema.
Além disso, foi realizada, simultaneamente, a oficina “Resolução Não-violenta de Conflitos nas Relações do Trabalho”, na UniCorreios. O público da oficina foram os gestores da empresa, tendo a condução do professor da Daniel Seidel, da Universidade Católica de Brasília.
As ações realizadas durante toda a semana - palestras, oficinas, fóruns e demais atividades - fazem parte do eixo Prevenção da Violência no Trabalho e Promoção da Cultura de Paz, um dos pilares do Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos. Também integra o Plano de Ação do Programa Pro-Equidade de Gênero e Raça - 6ª Edição, e está relacionada à prevenção da violência física, psicológica e moral e à promoção da cultura de paz no ambiente de trabalho.
As ações propostas foram organizadas pelos Correios, por meio da Vice-Presidência de Gestão de Pessoas (VIGEP) e estão pautadas no Planejamento Estratégico da empresa e também no Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
A SCMM MariaMaria avalia a Semana de Reflexão sobre Violência no Trabalho como uma iniciativa de sensibilização indispensável por se tratar de uma Empresa com uma estimativa de 120 mil trabalhadores. E que essa reflexão precisa atingir esses 120 mil trabalhadores, sejam gestores ou não gestores. E conclui-se que essa responsabilidade corporativa pesa mais sobre os gestores que, ao assumirem uma posição de liderança, estão se comprometendo com a promoção da cultura da paz no ambiente de trabalho baseada no respeito e compreensão aos membros da equipe. Motivando-os para o trabalho do dia-a-dia, resguardando seus direitos adquiridos enquanto esses se dedicam ao cumprimento de suas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário