Inscrições abertas para o Simpósio Distrital da Rede de Atenção ao Migrante Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Evento marcado para 26 e 27 de julho reunirá pesquisadores renomados, com objetivo de apresentar trabalhos acadêmicos e discutir propostas de políticas públicas sobre os temas em foco
As ações para combater uma devastadora modalidade criminosa ganham impulso extra no próximo mês. O fim de julho reserva espaço para a 3ª Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, ocasião em que a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF) promoverá uma série de atividades relacionadas ao tema. Entre as iniciativas de destaque, está o Simpósio de Atenção ao Migrante Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento ocorrerá nos dias 26 e 27, de 8h30 às 18h, no auditório da Defensoria Pública. As inscrições para participação ou apresentação de trabalhos serão recebidas até 11 de julho.
O simpósio será desenvolvido no formato de conferência e terá por objetivo principal reunir a comunidade acadêmica em torno de apresentações de produções científicas sobre o tráfico humano, bem como acerca de questões migratórias e de refúgio. Estão confirmadas as presenças de estudiosos da Universidade de Brasília (UnB), do Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas de Migração (ICMPD), do Ministério da Justiça, da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), entre outras entidades. Durante o evento, especialistas participarão de discussões teóricas e práticas, expondo materiais quantitativos e qualitativos produzidos por meio de metodologias diversas, a fim de demonstrar conclusões sobre a realidade dos temas de interesse.
Além das apresentações dos conferencistas convidados, serão constituídos grupos de trabalhos, que terão a tarefa de discutir, pontuar desafios e estabelecer estratégias de políticas migratórias e de enfrentamento ao tráfico de pessoas com os gestores e profissionais envolvidos na rede. “Trata-se de uma reunião técnica, que pretende aproximar os parceiros envolvidos direta e indiretamente em matéria de tráfico de pessoas e atendimento às vítimas de violações de direitos”, explica Marcelo Lima, secretário de Justiça e Cidadania.
Coração Azul
A Campanha Coração Azul é uma iniciativa ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), que visa combater o tráfico de pessoas em todo o mundo. A iniciativa busca conscientizar sobre o problema e inspirar aqueles que detêm poder de decisão a promover as mudanças necessárias para acabar com esse crime.
Saiba mais
O Comitê Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é coordenado pela Sejus/DF, por meio da Diretoria de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Apoio ao Migrante Refugiado (DETP), vinculada à Subsecretaria de Políticas para Justiça e Cidadania e Prevenção ao Uso de Drogas (Subjuspred). O objetivo dessa força-tarefa é mobilizar esforços para o combate e a prevenção ao tráfico de pessoas, que visa a exploração sexual, o aliciamento para o trabalho escravo, a venda de órgãos, entre outros abusos contra os direitos humanos.
Simpósio de Atenção ao Migrante Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Quando: 26 e 27 de julho
Local: Auditório da Defensoria Pública da União
Horário: 8:30 às 18h
Inscrições: AQUI (http://goo.gl/forms/ WCavu4IdhiDKX6pE2)
Normas para apresentação de trabalhos: (LINK COM ARQUIVO PARA DOWNLOAD) http://www.sejus.df. gov.br/imprensa/noticias/item/ 2605-inscri%C3%A7%C3%B5es- para-simp%C3%B3sio-sobre-tr% C3%A1fico-de-pessoas-v%C3%A3o- at%C3%A9-11-de-julho.html
Ascom Sejus DF
(61) 2104-4222/4223/4224
Nenhum comentário:
Postar um comentário