segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PALAVRA DA PRESIDENTA


Suelma Braz de Barros
Presidenta
A SCMM MariaMaria encerra suas atividades do ano de 2010 com um saldo positivo, diante dos desafios enfrentados e das vitórias conquistadas. 
A Organizasção tem se fortalecido cada vez mais e de um jeito diferente: com a participação dos homens. O objetivo da Sociedade Civil MariaMaria não é ter mulheres em competitividade com os homens, mas que convivam juntos, em harmonia, respeitando o potencial de ambos os sexos. Assim se define a equidade de gênero.
O ano de 2010 foi um ano, praticamente, eleitoral. Passamos por vários momentos de eleição: ADCAP, Governo Estadual e Federal, agora temos o Postalis (Previdência Privada da ECT) e para o próximo ano, o Sindicato dos Trabalhadores. 
É importante que as mulheres estejam inseridas nesse processo, abrindo espaços, tendo a ousadia de lutar por conquistas que poderão trazer algum avanço benéfico à sociedade em geral.
Neste ano tivermos o privilégio de ter um assento à mesa da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios, onde  destacou-se, dentre outros temas, o assédio moral. Trata-se de um tema antigo, mas coberto por um véu, responsável por parte do absenteísmo na Empresa, provocado por problemas emocionais,  psicológicos e/ou doenças psicossomáticas nas vítimas.  A ECT promoveu um evento sobre o tema no dia 23/11/2010: Assédio Moral - Uma Responsabilidade Corporativa.

Para o próximo ano, pretendemos que a Organização se volte firmemente às causas sociais. Outra injustiça social interminável que merece uma maior atenção é a luta dos Assistentes Administrativos da ECT (vide blog: http://assistentes-administrativos-da-ect.blogspot.com/). Os trabalhadores encontram-se em situação de abandono, uma vez que a única Associação dos Empregados de Níveis Superior, Técnico e Médio da ECT (ADCAP) que está oferecendo a assistência jurídica, não tem legitimidade para representar os empregados, em razão da existência do Sindicato dos Trabalhadores. É uma situação que permanece desde 31/07/2008. 
A Sociedade Civil MariaMaria foi fundada pelas profissionais da ECT, sob a Presidência de Litza Maria Miranda, mas com atuação fora da ECT.
No entanto, para partirmos para as causas sociais mais distantes, precisamos primeiro cuidar dos problemas que se encontram mais próximos a nós. E nós, mulheres, estamos na luta por um Brasil melhor, uma sociedade mais justa, uma ECT mais produtiva e com a qualidade do serviço que o cliente almeja. É a mulher fazendo a diferença para o desenvolvimento do País.  
E deixamos os nossos agradecimentos a todos que apoiaram o nosso trabalho e resolveram caminhar conosco em benefício da coletividade.

BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário