sábado, 26 de julho de 2014

SCMM MARIA,MARIA E FENTECT INCENTIVAM TRABALHADORES A CONTRIBUIREM PARA A MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL DOS CORREIOS PREENCHENDO O QUESTIONÁRIO

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - CORREIOS - em anos anteriores a 2011 contava com a prática do assédio moral pelos gestores que, por falta de preparo, achavam que era um meio eficaz, trazendo grandes problemas aos trabalhadores, afetando os serviços prestados, onerando o plano de saúde e, consequentemente, levando transtornos aos familiares dos trabalhadores em razão das sequelas que os acometiam de doenças psicossomáticas, como câncer, depressão, etc.    


Em 2010 a Sociedade Civil MariaMaria teve a oportunidade de compor a mesa da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios, onde denunciou tal pratica cometida pelos gestores e em 22 de novembro do mesmo ano foi promovida uma palestra nos Correios intitulada: ASSÉDIO MORAL - UMA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA. 



Com o intuito de colaborar com  a promoção da harmonia nas relações do trabalho, a Presidenta da SCMM MariaMaria - Suelma Braz de Barros e o Secretário Geral da FENTECT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) - José Rodrigues dos Santos Neto marcaram um encontro para analisar a ação preventiva promovida pelos Correios, atualmente sob a Presidência de Wagner Pinheiro de Oliveira, que se encontra no comando da Empresa desde fevereiro de 2011 e, assim, resolveram contribuir para que essa ação tenha êxito, proporcionando, então, um ambiente favorável para que o trabalhador possa desenvolver suas atividades com tranquilidade  e que a ida ao local de trabalho não se torne um martírio. O emprego é uma necessidade do ser humano.  

Assim sendo, orientamos aos trabalhadores que preencham o questionário que será entregue na área operacional e que na área administrativa será preenchido diretamente pela internet. É importante essa ação para que se detecte, caso haja, onde e como estão ocorrendo atos impróprios às relações do trabalho.  

Se o questionário não tiver a alternativa que satisfaça a resposta de quem está respondendo, escreva, mas não deixe de apontar as supostas falhas para que essas possam ser corrigidas. Esse momento é muito importante para a Empresa e para o Trabalhador.

José Rodrigues dos Santos Neto - Secretário Geral da FENTECT e Suelma Braz de Barros - Presidenta da SCMM MariaMaria
Pesquisa de Clima Organizacional
A partir da próxima segunda-feira, dia 28, os empregados participarão da Pesquisa de Clima Organizacional.
O questionário contará com 41 itens sobre a empresa. Serão avaliados diferentes aspectos, como comunicação, atuação da chefia, equipe de trabalho, condições de trabalho e práticas de gestão de pessoas. Haverá, ainda, um bloco independente com quatro itens sobre as relações trabalhistas.
Os empregados da área administrativa e os gestores farão a pesquisa pela intranet. Já os demais empregados receberão kits de pesquisa. Os questionários devem ser respondidos até 15 de agosto.
Os resultados desse diagnóstico e sua ampla divulgação servirão de subsídio a todas as áreas da empresa, na implementação de ações de melhoria.
Fonte: Primeira Hora de 22/07/2014 - Correios

Listamos aqui algumas práticas que comprometem as relações do trabalho:
  • Descortesia nas relações de trabalho - o ideal é evitar o excesso de intimidade que geralmente abre espaço para a falta de respeito, assédio moral e abuso de poder. Ex: tratamentos inadequados, tal como abusar da intimidade para usar expressões, como:  "você é um jumento";
  • GCR (Gerência de Competências e Resultados) - o avaliador não pode concluir a avaliação sem antes promover o diálogo com o avaliado sobre as metas apresentadas e o resultado da avaliação. Somente após esse diálogo é que se conclui a avaliação, a qual deve ser assinada pelo avaliador e avaliado; 
  • Uso de palavrões e descontrole emocional com manifestação de stress em local de trabalho. O gestor deve saber administrar a sua vida pessoal a fim de evitar que os problemas pessoais sejam transferidos para o local de trabalho afetando, assim, os demais trabalhadores;
  • SNT (Sistema Nacional de Transferência) - a inobservância da solicitação do trabalhador no SNT pode gerar insatisfação pessoal e frustração, uma vez que vários são os motivos para que haja essa solicitação.
  • Avaliação curricular - convém que todos os trabalhadores sejam orientados a lançar no RH 24 Horas os Certificados recebidos em cursos e/ou palestras que participou fora da empresa. Essas capacitações poderão ser computadas na avaliação curricular em caso de Recrutamento Interno;
  • Assistência Médica - a demora na liberação de procedimentos para o atendimento aos dependentes como crianças e idosos traz transtornos aos trabalhadores, podendo até comprometer a execução das suas atividades laborais.
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10.02.2014

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A linguagem e o dano moral: a arte de perder a razãoPor Rudi Cassel (Cassel & Ruzzarin Advogados)


A comunicação é a chave de qualquer procedimento. E não basta que exista, ela deve ser adequada. Excessos de destempero, desequilíbrio e verborragia ofensiva, ainda que para censurar uma conduta errada, não são admitidos no local de trabalho. Aliás, não são admitidos na vida.Quando são adotadas palavras de baixo calão ou se ingressa em um surto de descontrole emocional no âmbito profissional, com palavrões e adjetivos prejudiciais, o protagonista da cena perde a razão instantaneamente, além de contribuir para a deterioração estética de uma relação que exige certos formalismos para prosperar.O julgado noticiado deixa isso bastante claro, pois é comum no serviço público o uso de repreensões inadequadas entre chefes e subordinados, o que não se justifica em hipótese alguma. E caso fossem admitidas, validariam o assédio moral. Não por caso, um sábio dos nossos tempos disse: não erga sua voz, melhore seus argumentos. Ao que poderíamos complementar: se não conhece palavras adequadas, estude mais, pois sempre há uma maneira de se corrigir uma conduta sem grosseria. O trabalho e o meio-ambiente agradecem.

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