terça-feira, 4 de outubro de 2016

CONGRESSO ABRE CAMPANHA OUTUBRO ROSA 2016 CONTRA O CÂNCER DE MAMA



Agência Câmara
Em geral realizada no primeiro dia do mês, a cerimônia de lançamento foi adiada para não coincidir com o primeiro turno das eleições municipais. 
3 de outubro de 2016 - 11h59 

Congresso abre campanha Outubro Rosa 2016 contra o câncer de mama 


Em Brasília as atividades, promovidas pela Procuradoria da Mulher do Senado, em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e um grupo de trabalho (GT) composto por diversas entidades, serão abertas nesta terça-feira (4), na Rampa do Congresso Nacional, com o acendimento da iluminação rosa do Congresso e de edifícios públicos de Brasília, ação que marca o início da Campanha Outubro Rosa contra o Câncer de Mama. 

Em geral realizada no primeiro dia do mês, a cerimônia de lançamento foi adiada para não coincidir com o primeiro turno das eleições municipais, que não acontecem em Brasília, mas mobilizam os deputados e senadores.

Na prática, as atividades do Outubro Rosa de 2016 começaram antes do início do mês. Desde a última segunda-feira (26/9), uma exposição fotográfica com depoimentos de mulheres que tiveram câncer de mama já está aberta no Espaço Galeria do Senado. Intitulada “Viva Vida”, e produzida pela organização não-governamental Recomeçar, a exposição será oficialmente inaugurada também nesta terça-feira e ficará aberta ao público até o dia 14/10.

Na abertura do Outubro Rosa também haverá uma homenagem póstuma ao médico Gibran Daher, autor de livro sobre o médico George Nicholas Papanicolau, responsável pelo desenvolvimento do exame de mesmo nome, que propiciou o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

Audiências

Três importantes sessões de debate ocorrerão no Congresso, motivadas pela pauta do Outubro Rosa. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal faz audiência pública, na quarta-feira (19), para abordar a Lei dos 60 dias e a Lei da Reconstrução Mamária.

No dia seguinte, quinta-feira (20), o programa Pauta Feminina, da Procuradoria Especial da Mulher no Senado, debate as dificuldades que as mulheres com deficiência física enfrentam para realizar exames de detecção precoce do câncer de mama.

E na terça-feira (25), a Câmara dos Deputados realiza audiência pública com o tema "Principais tipos de câncer incidentes nas mulheres.”

Durante o mês, a Procuradoria Especial da Mulher realiza também duas oficinas sobre Saúde da Mulher, para funcionários do Senado.
 

De Brasília, com informações da Procuradoria da Mulher no Senado
Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/287647-1
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Correios participa da campanha Outubro Rosa 

Brasília, 3/10/2016 - A partir desta segunda (3), os Correios participam da campanha Outubro Rosa, movimento internacional que estimula a prevenção da sociedade contra o câncer de mama. Ao longo do mês, os Correios realizarão iniciativas de apoio a esta iniciativa por todo o país.

A campanha Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância de sua detecção precoce.

Neste ano, o tema é "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha enfatiza e estimula a postura de atenção das mulheres em relação à enfermidade e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas, além de prestar informações sobre as recomendações nacionais para o rastreamento, os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Prevenção - O câncer de mama é uma realidade parte do nosso cotidiano. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A partir dos 40 anos de idade, o risco de a doença aparecer começa a aumentar significativamente. Converse com seu médico sobre a necessidade ou não de realizar a mamografia. O exame consegue detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de um centímetro e não pode ser palpado. Lembre-se: o diagnóstico precoce eleva as chances de cura.

Sintomas - Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço e saída espontânea de líquido dos mamilos. Ao identificarem alterações persistentes nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, vale ressaltar que tais alterações podem não ser câncer de mama. Mais informações em: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa.

Semana Rosa dos Correios - Na semana de 17 a 27 de outubro, você também pode ajudar a prestigiar a campanha mundial Outubro Rosa: Use uma roupa ou um adereço dessa cor e mostre que você também apoia essa causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário