quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

PRÊMIO DIREITOS HUMANOS - 22ª EDIÇÃO

Em entrega de prêmio, secretária destaca direitos humanos como “plataforma emancipatória do nosso tempo”


14/12/2016
O Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e a Secretária Especial de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, entregaram nesta quarta-feira (14) o Prêmio Direitos Humanos 2016. Em sua 22ª edição, o Prêmio é a maior honraria concedida pelo governo brasileiro pela atuação em prol dos direitos humanos em diversas frentes. Ativistas e representantes de 19 entidades receberam o troféu.
Em discurso, a secretária Flávia Piovesan destacou os vários avanços e políticas promovidas pela secretaria durante os últimos seis meses, desde a sua posse, entre eles ações como o Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos e o Pacto Federativo pela Erradicação do Trabalho Escravo, assim como a regularização da situação de programas de proteção a vítimas, testemunhas e defensores de direitos humanos.
"Numa arena global, regional e local marcada por crescentes hostilidades, intolerâncias e o fortalecimento do ódio que ambienta discursos em prol do racismo, sexismo, homofobia e xenofobia, hoje, mais do que nunca, há esta urgência em se expandir, fortalecer e difundir a ideologia dos direitos humanos como a plataforma emancipatória do nosso tempo. Porque os direitos humanos evocam o idioma da alteridade: ver no outro um ser merecedor de igual consideração e profundo respeito, dotado de direito de desenvolver as potencialidades humanas de forma livre, autônoma e plena", afirmou a secretária.
O ministro Alexandre de Moraes também reconheceu o trabalho dos agraciados no Prêmio e destacou a importância de iniciativas de educação em direitos humanos. "Garantir os direitos humanos não é um desafio que depende apenas dos recursos públicos ou políticas públicas, mas essencial e imprescindivelmente de uma mudança de cultura e de pensamento, para que as próximas gerações já nasçam respeitando a diversidade e repudiando as violações da dignidade humana", afirmou o ministro.
O líder religioso indiano Sri Sri Ravi Shankar também discursou durante a cerimônia e ressaltou a importância geral de promover o respeito às diferenças. "É quando o sentido de pertencimento termina que a violência começa, o preconceito começa e a intolerância começa. Por isso precisamos estar em busca de maneiras para reduzir o stress e unir pessoas das várias ideologias, classes sociais e modos de pensar, em um gesto de celebrar as diferenças e honrar a compaixão".
Conheça os agraciados nas 19 categorias do "Prêmio Direitos Humanos 2016":
CATEGORIA
NOME
UF
Educação em Direitos Humanos
Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP
DF
Comunicação e Direitos Humanos
Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará
CE
Garantia dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT
Ernane Queiroz Moreira
DF
Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Central Única das Favelas/CUFA - Sergipe
SE
Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa
Maria Leitão Bessa
AC
Inclusão da Pessoa com Deficiência
Katia Ferraz Ferreira
MG
Igualdade Racial
Sonia Aparecida Dos Santos
SP
Autonomia das Mulheres
Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia - SPM/BA
BA
Garantia dos Direitos da População Indígena, Quilombolas e dos Povos e Comunidades Tradicionais
Instituto Raoni
MT
Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua
Leonildo José Monteiro Filho
PR
Promoção e Respeito à Diversidade Religiosa
Márcio Vagner Dornelles Garcia
RS
Acesso à Documentação Civil Básica
Secretaria Estadual da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho de Goiás
GO
Defensores de Direitos Humanos - "Dorothy Stang"
Maria Antônia dos Santos
MA
Prevenção e Combate à Tortura
Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará - CEDECA/CE
CE
Combate e Erradicação ao Trabalho Escravo
Marinaldo Soares Santos
MA
Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência
Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
RS
Empresas e Direitos Humanos
Rede Brasil do Pacto Global
SP
Selo Nacional de Acessibilidade
Gol Linhas Aéreas
SP
Menção Honrosa
Comissão Nacional da Verdade
DF
Assessoria de Comunicação Social



Nesse momento em que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos passa por um momento decisivo na vida dos Aposentados e Aposentáveis, a Presidente da SCMM MariaMaria - Suelma Braz de Barros aproveita a oportunidade para cumprimentar a Sra. Maria Leitão Bessa para estreitar laços que possam efetivamente garantir  a defesa dos direitos da pessoa idosa, seja na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, seja na sociedade.
Para mais informações, poderão contactar scmm.mariamaria@gmail.com.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário