sábado, 19 de janeiro de 2013

CORREIOS 350 ANOS


Carta de Serviços ao Cidadão


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A Carta de Serviços ao Cidadão foi instituída pelo Decreto Presidencial nº 6.932, de 11 de agosto de 2009, alinhada ao esforço do Governo Federal em estabelecer padrões de qualidade no atendimento prestado aos cidadãos pelos órgãos e pelas entidades da Administração Pública Federal.
Aproximam-se as comemorações dos 350 anos das atividades postais no Brasil.
Desde o dia 25 de janeiro de 1663, os Correios vêm criando e disponibilizando serviços de qualidade que correspondem às expectativas da população brasileira.
A empresa realiza importante função de integração e de inclusão social, papel imprescindível para o desenvolvimento nacional e ao lado dessa vertente social, oferecendo soluções, com tecnologia de ponta, para atender às necessidades de comunicação das empresas e instituições em um mercado cada vez mais competitivo.
Devido a marcante presença no território brasileiro, atividades e instituições empresariais podem, nos quatro cantos do Brasil utilizar dos serviços de mensagens, encomendas, financeiros, internacional e conveniência.
Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, a partir de 2009 os Correios adotaram uma nova identidade corporativa diante dos clientes, da sociedade, dos empregados e do governo.
Alem de oferecer produtos e serviços, os Correios passam a entender melhor as demandas da sociedade, gerando soluções para aproximar pessoas e organizações, onde quer que estejam. Mais do que honrar todos os compromissos assumidos com os clientes, os Correios querem se antecipar as suas necessidades e praticar a sustentabilidade visando a evolução do negócio e ao equilíbrio econômico, ambiental e social.
A Carta de Serviços ao Cidadão tem como objetivo informar e ampliar o conhecimento da sociedade sobre os serviços prestados pelos Correios, seus benefícios, recomendações, restrições, como utilizá-los e prazos, além de dar mais transparência junto à sociedade.
A Carta de Serviços ao Cidadão consolida-se como um importante instrumento para reforçar a parceria com o cidadão no aperfeiçoamento da atuação dos Correios.

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Correios 350 Anos: uma história em selos

Os 350 anos dos Correios no Brasil ganharão, em 25 de janeiro, emissão comemorativa. São 24 selos que percorrem os momentos mais relevantes dos Correios sob três perspectivas: marcos históricos, desenvolvimento tecnológico e pessoas.

A folha “Correios 350 Anos: História, Pessoas e Ação” segue ordem cronológica, a partir de 1663, com o início da atividade postal regular no Brasil, chegando aos 350 anos, celebrados em 2013. Cada selo tem valor facial de 1º Porte Comercial (R$ 1,20) e tiragem de 60 mil exemplares, em um total de 1,44 milhão de peças.

O marco da institucionalização dos serviços postais no Brasil aconteceu ainda no período colonial, quando a Coroa portuguesa estendeu a jurisdição do Correio-Mor para a América. Com a Independência, em 1822, os serviços postais tiveram a missão fundamental de integrar as regiões de um país continental e de garantir a comunicação com o resto do mundo.

Pioneiro nas Américas e segundo país do mundo a adotar o selo postal (1843), o Brasil manteve-se em sintonia com as tecnologias postais. A criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, em 1969, marca uma nova etapa, com a expansão quantitativa e qualitativa dos serviços.

Atualmente, são mais de 117.000 funcionários empenhados em garantir a excelência dos serviços postais e a entrega diária de 35 milhões de cartas e encomendas.

Serviço

Após o lançamento, os selos poderão ser adquiridos na loja virtual dos Correios, em agências ou por meio da central de vendas à distância (centralvendas@correios.com.br)
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Projeto Encontros homenageia 350 anos dos Correios em exposição

Parceria entre Cinemagia – Agência Cultural e o Metrô de São Paulo reverencia a empresa de serviços postais do Brasil
Em comemoração aos 350 anos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Projeto Encontros, gerido pela Cinemagia – Agência Cultural, inaugura dia 24 de janeiro, nas estações Paraíso, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera do Metrô de São Paulo, a exposição “Correios – 350 Anos”. Até dia 28 de fevereiro, os usuários e visitantes poderão conhecer mais sobre a trajetória e funcionamento de uma das empresas mais importantes do país, que se mescla à própria história do Brasil. 
A exposição vai além da empresa e mostra a necessidade de comunicação da humanidade. A partir daí nasce a relação dos serviços prestados pelos Correios com pessoas e empresas. No fundo, muito mais do que enviar encomendas, telegramas ou cartas, o principal objetivo da empresa é aproximar as pessoas!
Atualmente, os Correios têm números impressionantes, como o de 36 milhões de cartas e encomendas entregues por dia. São 120 mil empregados e uma frota de 20 mil veículos, entre motos, carros, vans e caminhões. Os Correios estão presentes em todos os 5.565 municípios do Brasil.  
Para entender como é feita toda essa logística de recebimento e distribuição e o quão fundamental foi e é o papel dos Correios desde seu surgimento, estarão disponíveis nas estações painéis com fotos, informações, curiosidades e interatividade.
EXPOSIÇÃO NAS ESTAÇÕES
Na Estação Paraíso estarão dispostos painéis com a linha do tempo da história dos Correios; um fluxograma do trajeto e etapas que percorre uma carta até Londres, por exemplo; dados numéricos da empresa e muito mais.
A interatividade chega em forma de presente da Cinemagia, Correios e Metrô aos visitantes, que poderão enviar gratuitamente cartões postais para qualquer lugar do Brasil de dentro da estação. Nos dias 7, 14, 21 e 28 de fevereiro, também haverá oficina de customização de cartões postais: artistas e desenhistas estarão no local das 13h às 14h30 orientando os próprios usuários a customizar e personalizar os seus postais, afinal, uma imagem diz mais que mil palavras! Na área do palco, nos períodos em que o mesmo não estiver sendo utilizado para shows, as pessoas serão incentivadas a usufruir do espaço com boa leitura. Livros relacionados ao universo postal e de trocas de correspondência, por exemplo, ficarão à disposição de quem quiser fazer uma pausa na viagem e adquirir mais conhecimento e cultura.
Na Linha 3-Vermelha, a Estação Corinthians-Itaquera também receberá murais informativos e interação com os usuários. A partir do dia 25/01 até 28/02 (de segunda à sexta), haverá um monitor exclusivamente para escrever para aqueles que por qualquer razão, não possam redigir as próprias palavras. A exemplo da personagem Dora (Fernanda Montenegro), do filme “Central do Brasil”, um escrevente ficará das 15h às 19hs atendendo gratuitamente a população que também quiser enviar seus cartões postais, como na estação Paraíso. 
EXPOSIÇÃO “APROXIMAÇÕES”
Para complementar a mostra “Correios – 350 Anos”, o Projeto Encontros também aproveita a comemoração do 459º aniversário de São Paulo e faz um link com a relação das pessoas entre si e com a cidade. Para isso, o projeto convidou novíssimos fotógrafos moradores da capital paulista para expor obras de sua autoria que representem essas ligações sob o ponto de vista dos vínculos, das conexões e das trocas, bem como simbolizem as multifaces da megalópole, suas personagens e seus estilos de vida. O resultado será disposto em mais de 20 fotos nas estações Artur Alvim e Paraíso.
SERVIÇO
De 25 de janeiro a 28 de fevereiro, durante os horários de abertura do metrô, nas estações Paraíso, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera. Gratuito. 
A parceria com o Metrô
Desde 2010, a Cinemagia - Agência Cultural produz, com o apoio da Companhia do Metropolitano de São Paulo – o Metrô, o Projeto Encontros, uma das ações socioculturais que têm como palco as estações da rede metroviária. O Encontros, uma iniciativa cultural do Metrô, faz parte de uma série de atividades artísticas que acontecem nas estações e que tem como objetivo inspirar, surpreender, educar e proporcionar novas descobertas aos seus usuários.
A parceria inédita com os Correios
O patrocínio dos Correios ao Projeto Encontros foi possível graças ao Programa Nacional de Apoio à Cultura. O incentivo a ações culturais faz parte da política de patrocínio dos Correios, que cumpre seu papel como empresa pública por meio do fomento ao desenvolvimento da cultura brasileira. Em 2012, a empresa destinou R$ 24,2 milhões à realização de projetos culturais em todo o Brasil. 
A Cinemagia vem traçando passos certeiros com o Projeto Encontros e agradece as parcerias com o Metrô, os Correios e o MinC nesta consistente investida pela democratização da cultura e da arte em nosso país. 
Cinemagia – Agência Cultural: desde 2002 proporcionando cultura de qualidade para toda a população
A empresa fundada há dez anos, além de realizar o Projeto Encontros, que ao longo de 2 anos já produziu centenas atividades culturais entre shows, exposições, sessões de cinema e apresentações de dança e teatro, também é líder no setor de cinema itinerante. É dela o projeto Cinemagia – Cultura para todos, que criou espaços especiais para sessões de cinema em distintos locais, como praças públicas, ginásios, praias, escolas e estacionamentos. A agência cultural também realizou o projeto “Cinema nos CEUs”, que promoveu em São Paulo mais de 600 (seiscentas) sessões mensais gratuitas de cinema em 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs) por mais de quatro anos. “Nossa vocação é contribuir para a democratização da cultura e para a inclusão sociocultural”, resume Lia Pinheiro, diretora da Cinemagia. 


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350 anos dos Correios são destaque na Almanaque Brasil

A edição deste mês de janeiro da Almanaque Brasil, revista de bordo da TAM em vôos nacionais e internacionais, faz uma homenagem aos 350 anos dos Correios no País, com uma matéria que relata os principais fatos de sua história.
Desde a data de 25 de janeiro de 1663, quando o alferes português João Cavalheiro Cardozo foi destacado para cuidar dos assuntos relacionados à correspondência entre a Metrópole e a Colônia, dando início ao Correio da Capitania do Rio de Janeiro até os dias atuais, a matéria destaca diversas ações dos Correios.
A revista menciona as megaoperações de distribuição de 90 mil toneladas de livros didáticos todos os anos para mais de 160 milhões de alunos da rede pública; e a distribuição de cerca de 300 mil urnas eletrônicas feita por mais de 11 mil carteiros durante as eleições. Também detalha as ações de sustentabilidade da empresa e as relacionadas à inclusão bancária, com o Banco Postal.
A matéria finaliza citando a realização da Parada Musical, evento comemorativo aos 350 anos dos Correios que levará, no dia do aniversário da empresa (25 de janeiro), shows musicais de Nando Reis e Cachorro Grande, Paralamas do Sucesso e Plebe Rude, Péricles e Preta Gil, Margareth Menezes e Sérgio Loroza, Gaby Amarantos e Tucumanus para cinco capitais brasileiras – Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus – com entrada gratuita.

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